A Missão Evangelizadora Itinerante (MEI), é uma iniciativa evangelizadora dos Capuchinhos, dedicada sobretudo à formação bíblica.

A Missão Evangelizadora Itinerante (MEI), é uma iniciativa evangelizadora dos Capuchinhos, que procura colaborar com os párocos que o desejem e solicitem, sobretudo, mas não exclusivamente, na formação bíblica dos agentes da pastoral e na iniciação dos fiéis à leitura e compreensão da Bíblia.

Propomos duas modalidades:

  1. Uma semana de presença franciscana e evangelizadora numa paróquia (ou várias), fixando-se numa residência paroquial ou outra casa com condições para receber a equipa missionária. Do programa pode constar formação bíblica, celebração diária da Eucaristia, algum momento de oração da Liturgia das Horas e/ou Lectio Divina, o contacto com as pessoas nas suas casas, na rua e em instituições, entre outras ações delineadas com o pároco, em função das necessidades específicas da(s) paróquia(s).
  2. Fim-de-semana, privilegiando as atividades bíblicas, envolvendo as forças vivas da paróquia e terminando com o Domingo da Bíblia.

Segundo a nossa experiência, a modalidade de uma semana completa é muito mais enriquecedora para os fiéis da(s) paróquia(s), permitindo-nos ainda envolver outros/as religiosos/as e leigos/as.

A partir de 12 de novembro de 2023, teremos uma fraternidade em Bragança, que se dedicará à MEI naquela diocese a tempo inteiro.