Termina hoje a Semana Laudato Si' 2023, este ano sob o tema: «Esperança para a Terra. Esperança para a Humanidade».
Na Comunidade Cristã de Santo António, em Barcelos, o programa, preparado pelo grupo Laudato Si’, que leva o nome da Encíclica do Papa Francisco sobre o cuidado da casa comum, foi muito variado e intenso.
No dia 21 de maio, às 17h30, foi apresentada e aberta a exposição “Olhando a Criação”, patente no Salão de S. António até ao próximo dia 13 de junho. Da exposição constam cerca de quinze posters, alguns preparados por alunos, que mostram os grandes desafios atuais à proteção da Criação. Há também várias mesas com objetos que podem constituir alternativas mais ecológicas àqueles que habitualmente compramos e usamos nas nossas casas.
Na sexta-feira, dia 26, às 21h30, tivemos uma palestra sob o tema “Pensando a Criação”, que contou com a intervenção do Eng. Diogo Navarro, Coordenador de Comunicação da Águas de Barcelos, da Dra. Joana Souto, bióloga e colaboradora da Associação Amigos da Montanha, e do Dr. Rui Machado, bioquímico, e Chefe da Divisão do Ambiente da Câmara Municipal de Barcelos. Depois das intervenções houve cerca de uma hora de diálogo com perguntas e respostas que demonstram a enorme preocupação em torno destas questões que a todos nos empenham. Destaque ainda para a presença do frei José Luís e de membros do Foco Ecológico da Paróquia do Amial, que depois de junho irão receber esta exposição.
Para a manhã do dia 27 estava prevista uma caminhada “Ao encontro da Criação”. Ao longo de um percurso pré-definido, que partiu da Igreja de S. António, passou pela frente ribeirinha, o castelo, o rio Cávado em ambas as margens, o parque da cidade, o cemitério e novamente a igreja, os participantes foram tomando contacto com a Criação ajudados pelo Cântico das Criaturas de S. Francisco de Assis.
Embora a semana Laudato Si’ termine neste dia 28, a Comunidade Cristã de Santo António ainda tem algumas surpresas reservadas neste âmbito até ao dia 13 de junho, data em que se celebra o padroeiro desta igreja.
Louvai e bendizei a meu Senhor, e dai-lhe graças e servi-o com grande humildade!