Decorreu, de 16 a 24 de maio, a SEMANA LAUDATO SI´, para assinalar o encerramento do Ano que lhe foi especialmente dedicado, o qual tinha por objetivo tomarmos mais consciência do dever de cuidarmos da Casa Comum que habitamos.

A Paróquia do Amial, confiada ao cuidado pastoral dos Capuchinhos, viveu com alguma intensidade este evento, para o qual traçou um programa próprio. A semana abriu com a plantação de árvores nas Eucaristias dominicais do dia 15 e 16 e concluiu com a constituição de um “Foco de conversão ecológica”, apresentado à comunidade cristã e enviado a ir anunciar o Evangelho da Criação, na Eucaristia das 19h00 do domingo, dia 23.

A Semana Laudato si’ foi ainda marcada por momentos de oração pela Terra, algumas atividades de sensibilização para o cuidado da Casa Comum e a ecologia integral à luz de São Francisco de Assis, uma sessão bíblica sobre a fé no Deus Criador e os relatos bíblicos da criação, uma atividade de limpeza e jardinagem nas imediações da igreja, uma ação de rua das crianças e jovens da catequese pelos bairros da Paróquia para recolha e separação do lixo, uma pequena exposição de trabalhos da catequese feitos com materiais reutilizados, e a venda de livros relacionados com as questões do cuidado da Casa Comum.

Espera-se que a semana Laudato si’ tenha sido um primeiro passo de muitos outros, na Paróquia do Amial e nos fiéis que frequentam esta igreja dos Capuchinhos, para promover o cuidado da Casa Comum. Um precioso contributo nesta linha se espera e será certamente dado pelo Foco de Conversão Ecológica criado.