A cidade de Lisboa recebeu nos dias 19 e 20 de outubro o Encontro Nacional da Juventude - Rejoice. Este evento reuniu cerca de cinco mil jovens, provenientes de todas as dioceses do país. Este acontecimento tem como finalidade reavivar a experiência da JMJ 23, de modo a fomentar o futuro dos jovens em Portugal.
Os jovens começaram a chegar pelo final da manhã, junto do Pavilhão de Portugal, onde tiveram a oportunidade de percorrer a Cidade da Alegria. Ali, várias congregações se fizeram representar na feira das vocações. No local foi colocada uma tenda, para a capela, com o Santíssimo Sacramento, onde cada um teve oportunidade de rezar. Foram colocados alguns confessionários para o Sacramento da Reconciliação, tendo como colaboradores alguns bispos e vários sacerdotes, tendo eu estado cerca de uma hora.
Pelas 15h30, decorreu a atuação do Padre Guilherme com o seu espetáculo musical. Logo de seguida, realizou-se o Festival Nacional da Canção Cristã, pelas várias dioceses, e contou, também, com a participação da Diocese de Bragança-Miranda, com o tema “Quando partilhas”, com letra da Irmã Conceição Borges e música de Pedro Cunha. A Diocese de Leiria- Fátima ganhou o festival com o tema “Chama Viva”, do grupo musical dos “Jovens FCIM.”
Já no final da tarde, deu-se a atuação do cantor Matay. Depois do jantar, iniciou-se a Vigília de Oração. Foi um momento profundo de manifestação de fé, através do silêncio, em que ouvimos os testemunhos marcantes de 3 jovens. D. Rui Valério apelou a todos os presentes a serem “âncoras” e “que Cristo faz-nos também âncoras para os outros, para que o semelhante não se perca, para que cada um seja ponto firme para o outro.”
No domingo, dia 20, pela manhã, algumas paróquias das periferias de Lisboa, realizaram os encontros Rise Up. Os jovens da Diocese de Bragança- Miranda, juntamente com o Senhor D. Nuno Almeida, estiveram na Paróquia de Moscavide, que nos acolheu com muita alegria. No nosso grupo de trabalho estiveram também alguns jovens da Diocese de Aveiro e de Lisboa.
Após o almoço, decorreu a missa de envio presidida pelo Patriarca de Lisboa, onde alguns bispos e sacerdotes marcaram presença. Na homilia, o presidente da celebração encorajou os jovens a serem “missionários do amor”. No âmbito do dia Mundial das Missões, explicou o sentido da missão evangelizadora. "O primeiro lugar da evangelização é o coração. (…) Essa transformação no coração, para que depois aconteça no mundo.”
No final da Eucaristia, foi anunciado pelo Presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, D. Nuno Almeida, que o próximo encontro Juvenil será na Diocese de Lamego.
A Diocese de Bragança-Miranda esteve representada por cerca de 50 jovens. Foram acompanhados por D. Nuno Almeida, bispo da diocese, pela Irmã Conceição Borges (SFRJS), diretora da Pastoral Juvenil, pelo Padre João Paulo Pereira (MIC), assistente espiritual do secretariado da Pastoral Juvenil, pelo Padre Humberto Coelho da Paróquia de Carrazeda de Ansiães e pelo Frei Ricardo Jorge Pinto, (OFMCap) da Fraternidade Itinerante de Presença e Apostolado.