Queridos Jovens,
Neste tempo de Páscoa, somos chamados a celebrar a Ressurreição de Cristo e a renovar o nosso compromisso com o Evangelho. É um momento de alegria e esperança, no qual somos convidados a refletir sobre o chamamento que o Senhor nos faz para uma vida de plenitude e serviço ao Reino de Deus.
O Papa Francisco lembra-nos que Cristo vive e nos ama infinitamente. Ele desafia-nos a caminhar ao lado do Mestre, a compartilhar as suas alegrias e esperanças, as suas dores e angústias. Neste convite, encontramos a essência da vocação cristã: seguir a Cristo de perto, deixando-nos moldar pelo seu amor e misericórdia.
Assim como os discípulos foram enviados por Cristo ressuscitado para levar a Boa Nova ao mundo, cada um de nós é chamado a uma missão única e especial. Alguns são chamados ao sacerdócio, para servir ao povo de Deus e administrar os sacramentos. Outros são chamados à vida consagrada, para testemunhar a radicalidade do Evangelho através da vida em comunidade e do serviço aos mais necessitados. E há aqueles que são chamados à missão ad gentes, para levar o amor de Cristo a lugares distantes e a pessoas que ainda não O conhecem.
No entanto, descobrir a nossa vocação nem sempre é fácil. Requer discernimento, oração e abertura ao Espírito Santo. Precisamos de estar dispostos a escutar a voz suave de Deus no nosso coração e seguir os passos de Jesus com coragem e confiança.
Queridos jovens, o Papa Francisco convida-nos a fazer barulho, a fazer-nos ouvir com a vida e o coração. Ele encoraja-nos a ser testemunhas vivas do amor de Cristo e a proclamar com entusiasmo: Cristo vive! Que esse mesmo entusiasmo nos impulsione a discernir a nossa vocação e a responder generosamente ao chamamento de Deus.
Neste tempo de Páscoa, convido cada um de vós a abrir o coração à ação do Espírito Santo e a perguntar-se: Qual é o plano de Deus para a minha vida? Em que realidade Ele me chama a servir e a glorificá-Lo? Que dons e talentos Ele me deu para colocar a serviço do Evangelho?
Que possamos responder a essas perguntas com coragem e confiança, sabendo que o Senhor nos acompanha no nosso caminho vocacional. Que possamos seguir os passos de Cristo ressuscitado com alegria e esperança, sabendo que Ele nos chama a uma vida plena.
Que neste tempo de Páscoa, possamos renovar o nosso compromisso com o Evangelho e responder generosamente ao chamamento de Deus nas nossas vidas. Que possamos fazer barulho, fazer-nos ouvir com a vida e o coração, proclamando com alegria: Cristo vive!
Levai a todos a alegria de Jesus Ressuscitado!
Abraço amigo,
Frei Ricardo Jorge OFMCap