Na passada semana, de 10 a 17 de agosto, decorreu em Cantanhede o acampamento anual do movimento JOBIFRAN - Jovens Bíblico Franciscanos. Com o tema “Onde Te Leva esse Mapa de Fé”, os elementos do movimento participaram em diferentes atividades ligadas aos quatro pilares basilares do movimento: a Oração, a Palavra, a Amizade e a Ação. Neste acampamento, marcado por muitos momentos inesquecíveis, não podemos esquecer os 3 grandes acontecimentos de partilha, amor, fé e ação que nos foram proporcionados.

A visita à Casa da Misericórdia de Cantanhede mostrou-nos duas realidades distintas de pacientes, mas em ambas a disposição que têm para receber pessoas novas, de as acolher e saber como se mostra aos jovens como se joga um bom jogo.

Já no Lar e Residência da Tocha da APPACDM Coimbra, os residentes deram-nos uma lição de vida. Seja qual for a nossa condição de saúde viver nunca deixa de ser uma alegria. Ganham forças para correr pelo objetivo de serem felizes e seja a dançar ou a cantar, aqueles pacientes mostraram-nos que o caminho para alcançar a felicidade não é simples, mas sempre compensa.

Ainda recordar o testemunho de Amor e entrega que ouvimos do Sr. Aires, que após enfrentar uma doença progressiva diagnosticada à sua esposa D. Jacinta, encontraram na paixão da bicicleta e de percorrer o mundo, uma forma de lidarem com os momentos difíceis. Entre muitas coisas este casal é fonte de resiliência, que nos ensinou que nunca se deve desistir ao primeiro obstáculo. Num mundo onde somos aliciados a desistir à primeira pedra no caminho, este casal é o claro exemplo de que essas pequenas pedras servem para construir um castelo seguro com alicerces fortes baseados no amor e confiança.

Durante a semana fomos ainda postos à prova com outras atividades que promoveram o trabalho em equipa, percebendo as nossas limitações enquanto indivíduos e como podemos chegar mais longe enquanto família.

Por meio da Palavra e Oração, percebemos um pouco melhor qual o roteiro do nosso mapa de fé. E a amizade que partilhamos uns com os outros, lembra-nos a amizade que Jesus tinha com os seus discípulos e os levou a fazer coisas maravilhosas.

Últimas notícias