Foi a necessidade evidente e o profundo desejo dos cristãos de Cairui que levaram em finais de 2012 os Missionários Capuchinhos a abraçar o sonho de construir uma nova capela naquele “suco” (vila).

Na realidade, esta comunidade cristã, teve em tempos uma capela que foi irremediavelmente danificada por um helicóptero do exército indonésio que aterrou nas imediações e cuja vibração provocou o colapso da estrutura. Entretanto, construíram um espaço temporário que acabou por ser usado por mais de 15 anos e se encontra muito degradado devendo ser reparado no futuro para poder ser usado para outros fins pastorais como Catequese, ensaios ou encontros de formação.

A ajuda da Diocese de Bathurst e de muitos outros amigos na Austrália e Portugal permitiu-nos lançar mãos à obra e construir uma belíssima capela que possibilita a celebração da sagrada liturgia com maior dignidade e conforto. A capela foi dedicada a 24 de maio de 2016 e alguns "acabamentos" foram feitos em meados de 2018.

No dia em que passam 5 anos da celebração da dedicação da capela, permitam-nos partilhar algumas fotos deste belíssimo templo cristão, que coloca em diálogo a fé com a arquitetura e a cultura locais.