O Frei Hermano Filipe, procura manter um “diário da missão”, com alguns dos acontecimentos e celebrações mais relevantes, o que se justifica pelo desejo que muitos irmãos, membros dos grupos de ação missionária e tantos amigos manifestaram em acompanhar esta nova presença missionária na diocese de Bragança-Miranda.
Dia 4, quinta-feira
Neste dia recebemos a visita do Nuno Dias e da Nuna Carvalho, que fizeram o favor de trazer algumas coisas que tínhamos deixado em Barcelos. Depois do almoço, visitaram o Centro Interpretativo das Minas de Argozelo. Regressaram a Barcelos a meio da tarde.
Dia 5, sexta-feira
Hoje recebemos a visita do Frei Joaquim Ribeiro e do Frei Miguel Grilo. O Frei Hermano Filipe levou-os ao Santuário de S. Bartolomeu e o Frei Ricardo Jorge acompanhou-os na visita ao Centro Interpretativo das Minas de Argozelo.
Dia 7, domingo
A Eucaristia deste domingo, em Argozelo, foi presidida pelo Frei Hermano Filipe e o Frei Ricardo Jorge fez a homilia.
Às 18h00, na Catedral, participamos na Eucaristia de abertura da visita pastoral à Unidade Pastoral Senhora das Graças. Depois jantamos com a família do diácono Rebelo.
Dom Nuno Almeida iniciou a Visita Pastoral à sua Diocese na Epifania do Senhor
Dia 9, terça-feira
Às 20h30, começamos o curso bíblico base no salão da Igreja dos Santos Mártires, da Paróquia de São João Batista, confiada ao cuidado do Pe. José Manuel Bento Soares. O curso irá decorrer até ao dia 13.
O curso bíblico na Paróquia de S. João Baptista decorreu de 9 a 13 de janeiro
Dia 14, domingo
Neste domingo, celebramos o Dia das Missões Capuchinhas, e unimo-nos em oração às comunidades cristãs confiadas ao cuidado pastoral dos Capuchinhos em Portugal.
São muitas as pessoas que rezam pelas “Missões Capuchinhas” e pelos missionários e que partilham dos seus bens para o sustento da missão.
A campanha deste ano reverte em favor da ação missionária da Fraternidade Itinerante de Presença e Apostolado.
Dia 15, segunda-feira
O Frei Hermano Filipe viajou para Fátima a fim de participar, de manhã, na reunião de Guardiães, e, de tarde, na reunião do Conselho Provincial.
Dia 16, terça-feira
Neste dia, às 20h30, iniciamos um curso bíblico no salão da Igreja de Santo Condestável, da Paróquia de Santa Maria, confiada à cura pastoral do Pe. Fernando António Calado Rodrigues e do Pe. José Manuel Pereira Ribeiro Gomes. O curso irá decorrer até ao dia 20.
O curso bíblico na Paróquia de S. Maria decorreu de 16 a 20 de janeiro
Dia 17, quarta-feira
Pelas 14h30, acompanhados do Dr. Pedro Guerra, visitamos o Centro Social e Paroquial de Santo Condestável e inteiramo-nos das inúmeras respostas sociais que as pessoas mais pobres de Bragança ali podem obter.
Dia 21, domingo
Neste dia, em Argozelo, celebramos a Festa de São Sebastião e São Fabião. O pároco convidou o Frei Hermano Filipe a pregar na Missa Campal, que começou às 14h00, seguida de procissão. A família do diácono Rebelo convidou-nos para jantar com eles.
Dia 22, segunda-feira
Neste dia, em que fazemos memória litúrgica do mártir São Vicente, diácono, encontraram-se os diáconos da diocese de Bragança-Miranda, na comunidade de Vale da Porca, em Macedo de Cavaleiros, com D. Nuno Almeida, o Pe. Carlos Fonseca, Arcipreste de Mirandela, e Pe. José António Machado, delegado diocesano para o diaconado permanente. O Frei Ricardo Pinto, naturalmente, esteve presente. No final do dia, celebrou-se a Eucaristia, e, o encontro terminou com o jantar.
Na memória litúrgica de S. Vicente, Diácono e Mártir, houve um encontro de diáconos da diocese
Dia 23, terça-feira
Hoje começamos três cursos bíblicos, nas três paróquias confiadas ao Pe. António Carlos Estevinho Pires: Alfaião, São Pedro de Sarracenos e Samil. Entre as 18h00 e as 22h00 foi possível agilizar três encontros diários, que decorreram até dia 27.
O curso bíblico nas paróquias de Alfaião, S. Pedro e Samil decorreu de 23 a 27 de janeiro
Dia 25, quinta-feira
De manhã, o Frei Ricardo Jorge, viajou até ao Porto onde animará ao longo dos próximos dias um encontro vocacional. Este é um serviço “escondido” mas muito necessário, de acompanhamento dos jovens no seu discernimento vocacional.
Dia 26, sexta-feira
Neste dia, o Frei Hermano Filipe, proferiu aos profissionais de saúde da Unidade Local de Saúde do Nordeste (Hospital de Bragança) uma conferência sob o tema «A dimensão espiritual do cuidar em contexto hospitalar». Participaram muitos enfermeiros e médicos e ainda duas assistentes operacionais e várias técnicas de radiologia e laboratório.
Depois seguiu-se o cantar das "janeiras" em três locais do Hospital.
Formação orientada pelo Frei Hermano Filipe para os profissionais de saúde da ULSNE
Depois da formação, houve o cantar das janeiras no Hospital
Dia 27, sábado
Hoje acordarmos com a notícia de que o Mosteiro Trapista de Santa Maria Mãe da Igreja, em Palaçoulo, estava em chamas. As irmãs tiveram de assistir, impotentes, ao avançar do fogo enquanto os bombeiros tentavam salvar o que podiam.
O Evangelho daquele dia descrevia o Senhor a dormir tranquilamente no barco coberto pelas ondas do mar tempestuoso: os seus discípulos acordam-no e perguntam-lhe consternados: «Mestre, não te importas que pereçamos?» E Jesus diz-lhes: «Porque sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?» (Cf. Mc 4,38-40). E na Oração de Vésperas desse mesmo dia rezamos: «Ó Deus, Tu nos puseste à prova; passamos pela água e pelo fogo, mas depois nos destes alívio» (Cf. Sl 66/65,10.12b).
A nossa comunhão com as irmãs. Convidamos os nossos amigos a visitarem a página das irmãs na internet e a ajudar na reconstrução como puderem.
Fotos do incêncio há muitas a circular pela internet; prefiro partilhar o sorriso de quem entregou toda a sua vida a Deus.
Comunidade das Monjas Trapistas em Palaçoulo
Dia 29, segunda-feira
O Frei Hermano Filipe participou, em representação dos Capuchinhos, na reunião de secretariados dos Animadores dos Institutos Missionários Ad Gentes que decorreu na cidade de Bragança, no auditório do Colégio do Sagrado Coração de Jesus. Participou também a Irmã Joana Ribeiro, das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres, muito bem conhecida e estimada pelos Capuchinhos.
A seguir ao almoço houve tempo para um passeio rápido pela cidade tendo o Pe. Eduardo Novo como guia. O encontro terminou pelas 17h00, depois da celebração da Eucaristia.
Pelas 18h30, chegou a Bragança o Frei Ricardo Jorge, e regressamos a Argozelo.
Parte do grupo de participantes no encontro dos ANIMAG
Dia 30, terça-feira
Às 10h00, o Frei Hermano Filipe reuniu na nossa casa com o Pe. Jorge Miguel, em ordem a preparar algumas atividades da MEI nas comunidades cristãs que lhe estão confiadas.
De tarde, acompanhamos Dom Nuno Almeida na visita pastoral à Fundação Betânia, um Centro Apostólico de Acolhimento e Formação cuja principal missão é acolher e apoiar a população idosa da Diocese de Bragança-Miranda. Saímos dali com a sensação que ali deveríamos ter entrado descalços pois aquela é terra santa (Cf. Ex 3,5).
Visita à Fundação Betânia
Dia 31, quarta-feira
Hoje tivemos um funeral às 15h00, em Argozelo.
À noite, reunimos com o diácono Rebelo, os membros da Comissão Fabriqueira e o Presidente da Junta de Freguesia, em ordem a começar a sonhar a logística para acolher um grupo de Barcelos que virá, no próximo verão, ajudar-nos a dinamizar uma “semana missionária”.
E assim termina o mês de janeiro, um mês riquíssimo de atividades pastorais, de celebrações e, sobretudo, de encontros – olhos nos olhos e coração a coração – com tantas pessoas nesta diocese, que agora é a nossa.
» FIPA