Teve início ao final da tarde do dia 24 de outubro de 2022 o XIX Encontro de Guardiães da Conferência Ibérica dos Capuchinhos.
O encontro, que decorreu no Centro Bíblico, em Fátima, começou com a Oração de Vésperas e o jantar.
Na terça-feira, dia 25, pelas 08h30, os Irmãos rezaram a Oração de Laudes e celebraram a Eucaristia, presidida pelo Ministro Provincial da Catalunha, Frei Eduard Rey. A primeira conferência do dia foi proferida por Frei José Ángel, Vigário Geral da Ordem, sobre o tema: «Capuchinhos na Europa: desafios». Depois do almoço, coube a Frei Jaime Rey a segunda conferência do dia, sobre o tema: «Ratio Formationis: exigências e desafios», a que se seguiu uma reunião de grupos e um plenário. Antes do jantar os Irmãos rezaram a Oração de Vésperas.
No dia 26, a Oração de Laudes e a Eucaristia foram presididas pelo Ministro Provincial de Espanha, Frei Carlos Coca. Seguiram-se duas partilhas de experiências que constituem possíveis formas de atualização do carisma Capuchinho na Europa. A primeira, por vídeo-conferência, foi de Frei Federico Albini, da Fraternidade São Lourenço de Brindis em León. A segunda foi apresentada pelo Frei Fernando Alberto, sobre a Missão Evangelizadora Itinerante dos Capuchinhos em Portugal.
Durante a tarde, os Irmãos foram a Coimbra para percorrer alguns passos da vida de Santo António, nomeadamente através da visita à Igreja de Santa Cruz e à Igreja de Santo António dos Olivais. Foram acompanhados nessa visita pelo Frei Severino Centomo, OFMConv.
No dia 27, último dia do encontro, os Irmãos encontraram-se às 08h30 para a Oração de Laudes. Seguiu-se, por vídeo-conferência, a apresentação do testemunho do Frei Niklaus Kuster, da Fraternidade de Rapperswil, na Suiça, uma comunidade que, para além dos frades, conta com leigos e uma pastora protestante.
Em seguida, os Irmãos de cada Província reuniram com o respetivo Ministro Provincial e, às 11h30, celebraram a Santa Missa, presidida por Frei José Ángel.
Seguiu-se o almoço festivo e a despedida dos Irmãos.