Com a finalidade de “promover uma nova primavera missionária para todos os que são baptizados”, o Papa Francisco propôs que este mês de Outubro de 2019 fosse um “Mês Missionário Extraordinário”. E lembrou que “o coração da Missão da Igreja é a oração”.

Inspirado por estas palavras, a paróquia da Sagrada Família do Calhariz de Benfica, em Lisboa, lançou, através do seu pároco, Fr. António Martins, “Um Dia com Maria”, celebrando deste modo a “Visita da Imagem Peregrina à Paróquia”.

Este tempo de oração missionária e mariana realizou-se ao longo do Domingo, dia 13 de Outubro, e contou, além da participação dos muitos paroquianos, com a presença de vários elementos do movimento internacional “Missionários de Maria”, que trouxeram com eles a “Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima”, que tinha sido benzida pelo Papa Francisco, em Maio de 2017, na Cova da Iria.

Do programa elaborado para este Domingo, destaca-se a celebração das Eucaristias às 10, 12 e 19 horas. Em todas estas Eucaristias festivas, fez-se a entronização solene do andor ornamentado da Imagem da Virgem Peregrina, a Consagração Individual e Familiar, uma especial meditação preparada pelos “Missionários de Maria”, com o tema “Como responder ao apelo de Maria”, a “Coroação de Nossa Senhora”, a “Consagração da Paróquia” e, já no final de cada Eucaristia, a “Bênção e a Imposição do Escapulário de Nossa Senhora do Carmo”. Além da celebração solene das santas Missas, este Domingo de oração contou com a recitação do Rosário pelas 9h15 e, pelas 13 horas, a Exposição do Santíssimo, com um tempo de Adoração até às 18 horas, tendo a colaboração ao longo da tarde de vários grupos, como os Vicentinos, Grupos Bíblicos, M.E.Cs e Jovens e Pais da Catequese. Pelas 18 horas começou a oração do Rosário solenizado. A conclusão solene da Visita da Imagem da Virgem Peregrina aconteceu já depois das vinte horas. Toda a fraternidade dos Franciscanos Capuchinhos de Benfica participou nos vários momentos celebrativos, sendo de salientar a especial colaboração que foi dada pelo Fr. António Martins, Fr. Antero Esperança, além dos “Missionários de Maria”.

Por se tratar de um Domingo muito especial (e um pouco inédito), toda a Paróquia respondeu positivamente, vendo-se em muitos rostos uma renovada alegria, fazendo transparecer uma profunda unção e emoção espiritual.

Este “Dia com Maria”, que havia sido programado pelo Pároco já no passado mês de Agosto, coincidiu também com a celebração em várias Paróquias de Lisboa. Na verdade, durante este mês de Outubro, foram programadas celebrações para receber a visita da “Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima”, em várias paróquias, como a Paróquia da Lapa (Basílica da Estrela), Paróquia de São Mamede, Paróquia de Santa Isabel, Santo Condestável, Prazeres, Santos-o-Velho, São Francisco de Paula, Alcântara, Ajuda, São Francisco Xavier e Paróquia de Santa Maria de Belém (com o encerramento no Mosteiro dos Jerónimos, presidido pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente).

Próximos Eventos

Mais lidos

  • Semana

  • Mês

  • Todos