Cada centenário oferece-nos a ocasião para nos aproximarmos dos santos que festejamos. Em 2017 festejamos o oitavo centenário do nascimento de São Boaventura de Bagnoregio.

Franciscano, cardeal, filósofo e teólogo, cognominado Doctor Seraphicus, Boaventura lecionou na Sorbonne de Paris e foi amigo de São Tomás de Aquino. Após a sua morte, foi canonizado pelo Papa Xisto IV em 1482, e proclamado Doutor da Igreja pelo Papa Xisto V em 1588. Escreveu a biografia oficial do Santo de Assis - a Legenda Maior - na qual se inspirou Giotto quando pintou os afrescos da Basílica Superior em Assis.

Por dezessete anos, foi Ministro Geral da Ordem Franciscana, da qual foi definido “o segundo fundador”. Sob a sua guia, foram publicadas as Constituições Narbonenses, sobre as quais se basearam todas as sucessivas constituições da Ordem dos Frades Menores.

 

Vídeos das celebrações e de Bagnoregio (14-15/07/2017)

 

 

 

Galeria de fotos:

 

Carta dos Ministros Gerais

Por ocasião do oitavo Centenário Boaventuriano (2017), os Ministros Gerais da família franciscana escreveram uma carta, recordando o perfil do Santo, seu pensamento teológico e seu importante papel na história da Ordem Franciscana.

icon pdf 100px