A Fraternidade Itinerante de Presença e Apostolado (FIPA) dos Capuchinhos, surgiu como resposta àquilo que sentimos ser um apelo do Espírito e a necessidade de um projeto mobilizador, adequado à realidade dos irmãos, e expressão de fraternidade, oração, trabalho em comum e itinerância.
Enquanto lhes for possível, os Capuchinhos, a cada três anos, oferecerão a sua presença a uma diocese do interior do país, colaborando, segundo o carisma que lhes é específico, com a Igreja local, por exemplo, na celebração dos sacramentos, na formação bíblica do povo de Deus, na pastoral juvenil-vocacional, na pregação e na visita aos idosos e doentes.
Constituída por três Irmãos a tempo inteiro, de 2023 a 2026, a FIPA, estará presente numa diocese do interior norte de Portugal (oportunamente informaremos qual), onde procurará ser um sinal franciscano da presença de uma “igreja pobre e para os pobres”.
A FIPA será ainda responsável pela coordenação das atividades da Missão Evangelizadora Itinerante (MEI), privilegiando a área da diocese onde estiver inserida.
Assim, é de esperar que, entre outubro e novembro de 2023, esta Fraternidade dê início à sua presença numa diocese do interior do nosso país. Ela será constituída pelos seguintes irmãos:
- Frei Hermano Filipe de Jesus da Silva Rodrigues (Guardião e Ecónomo da Fraternidade, Conselheiro Provincial e Coordenador da MEI, Responsável pelo Serviço de Comunicações Sociais e pelo Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação)
- Frei Ricardo Jorge Faria Pinto (Coordenador da Pastoral Vocacional; MEI)
- Frei Bernardo Ferreira (Província de Angola; MEI)