O que é?
O Secretariado Nacional de Dinamização Bíblica é um dos setores do Movimento de Dinamização Bíblica e, neste momento, está constituído por um secretário que é ajudado pelos responsáveis dos secretariados bíblicos regionais.
A este Secretariado compete: Organizar as atividades bíblicas nacionais, a saber: Semana Bíblica Nacional, o Encontro Nacional dos Grupos Bíblicos e alguns encontros regionais, o Curso de Agentes de Pastoral Bíblica e o Retiro Bíblico Nacional. Despachar os assuntos relacionados com os Secretariados Bíblicos Regionais e promover reuniões de reflexão, de preparação e avaliação das atividades bíblicas nacionais Elaborar e editar o material necessário para as diversas atividades como o Boletim Bíblia e Vida. Orientar cursos bíblicos a pedido das Paróquias ou de Grupos de Igreja interessados em conhecer melhor a Bíblia.
Contatos
Av. Beato Nuno, 405 (Ap 208)
2495-401 FÁTIMA
Tel. 249 530 210 Fax: 249 530 214
Secretariados Regionais
O SECRETARIADO BÍBLICO REGIONAL é uma equipa de animadores de Grupos Bíblicos que, voluntariamente e na gratuidade do Evangelho, se dispõem a ser agentes de pastoral bíblica, no meio dos Grupos Bíblicos da sua zona, em ligação com o Secretariado Nacional de Dinamização Bíblica.
A sua ORGANIZAÇÃO INTERNA inclui um presidente, um secretário, um tesoureiro e outros elementos. Seria eclesialmente desejável que em cada Secretariado Bíblico Regional esti-vessem representadas as diferentes vocações do Povo de Deus (leigos, religiosos/as, sacer-dotes).
No mesmo intuito de descentralizar o Movimento e garantir maior proximidade dos Grupos Bíblicos, foram criados os Secretariados Bíblicos Regionais, que têm por missão: elaborar o programa anual de atividades bíblicas da sua região e enviá-lo para o Secretariado Nacional, tendo em conta o plano pastoral da respectiva diocese e auscultando os Animadores dos Grupos Bíblicos; organizar Encontros de zona e o Encontro regional dos Grupos Bíblicos, em união com os Delegados Bíblicos paroquiais; promover Encontros Regionais de Animadores e fornecer diverso material de apoio aos Grupos Bíblicos; estabelecer ligação entre os Grupos Bíblicos da zona e o Secretariado Nacional de Dinamização Bíblica; visitar e animar os Grupos Bíblicos da zona; participar e incentivar a participação dos Grupos em atividades bíblicas a nível nacional, em ordem a um maior aprofundamento dos conhecimentos bíblicos; trabalhar em ligação com o Delegado Bíblico da Fraternidade dos Franciscanos Capuchinhos mais próxima, destacado para a sua zona.
Atualmente existem os Secretariados Regionais de:
Abrantes
Algarve
Aveiro
Braga/Viana do Castelo
Coimbra
Guimarães
Lisboa
Madeira
Porto
São Miguel (Açores).
Grupos Bíblicos
Procura-se que no 1º Curso-base nasçam “Grupos de Dinamização Bíblica”; ou, pelo menos, que cada participante introduza o hábito da leitura e partilha da Bíblia no grupo paroquial ou movimento a que pertence. Para isso, no 5º dia apresentam-se as caracte-rísticas desses Grupos à luz de At 2,42-47 e At 4,32-37: Amizade, Palavra, Oração e Acção; dão-se critérios para a sua constituição e organizam-se ali mesmo com os inte-ressados, combinando o dia e lugar dos encontro; explica-se o esquema das reuniões no 1º ano do pós-Curso; faz-se uma Celebração por Grupos, com base nas Leituras do Domingo seguinte, segundo o método básico apresentado. Para apoiar o 1º ano de caminhada destes grupos, existe o Caderno do Animador, que também apresenta o esquema desenvolvido para os seis primeiros Encontros.
Cursos Bíblicos
O Movimento Nacional de Dinamização Bíblica orienta vários cursos bíblicos com objetivo, conteúdo e dinâmica diferentes: Cursos base, de 2 graus diferentes; Cursos sobre o “Evangelista do Ano” (Mateus, Marcos e Lucas) e sobre o tema do “ano bíblico”; Cursos monográficos, a pedido de uma paróquia ou movimento e a critério do animador. Aqui são apresentados os mais caraterísticos e habituais.
Curso bíblico do 1º grau
Intitula-se: “A Bíblia, Vida do Povo de Deus”. Divide-se em duas partes (a Bíblia vista de fora e a Bíblia a partir de dentro) e tem o apoio da linguagem audiovisual. Propõe-se iniciar na leitura e interpretação da Bíblia, valorizando o binómio Bíblia-Vida com esta dupla finalidade: interpretar os sinais dos tempos com a luz do Evangelho e evitar o divórcio entre a fé e a vida (GS 4 e 11). É realizado ao longo de uma semana, com duas horas por dia (ou num fim de semana intensivo, com o mesmo número de horas), encerrando no Sábado com uma Eucaristia festiva participada pelos grupos, e um convívio com partilha dos alimentos trazidos por cada um. A critério do pároco, às vezes conclui no domingo, fazendo-se então o “Domingo Bíblico”. (Ver esquema)
Curso bíblico do 2º grau
Intitula-se: “Linguagem humana da Palavra de Deus”. O Conteúdo desenvolve-se em duas partes, também em seis dias com duas horas cada um ou num fim de semana intensivo: 1ª Parte – A Bíblia, Livro da Revelação de Deus ao Homem; 2ª Parte – A Bíblia, Livro das Respostas do Homem ao Deus Revelador. No Curso do 1º grau pretendia-se habituar as pessoas a encontrar a mensagem por trás da linguagem; no 2º grau pretende-se que as pessoas comecem, também, a entender as várias linguagens em que a Bíblia está escrita. Ainda está ligado à vida da Bíblia, mas já implica mais teoria; dá prioridade ao Espírito, mas vai explicando a razão da letra; percorre as grandes linhas da História da Salvação, mas analisa alguns textos concretos. Tem como objetivos: impulsionar os grupos bíblicos a inserirem-se cada vez mais numa pedagogia catecumenal; ajudá-los a ler os acontecimentos de hoje à luz da Fé, dinamizados pela Esperança e comprometidos no Amor; confirmar a solidez da doutrina em que fomos instruídos, tornando-os «servidores da Palavra de Deus» (Lc 1,1-4).
PARA CONTINUAR A FORMAÇÃO:
- BÍBLICA: Revista bimestral, para apoio dos Grupos Bíblicos no estudo e na celebração da Palavra.
- BÍBLICA CIENTÍFICA: Revista anual, com as conferências das Semanas Bíblicas Nacionais
- CADERNOS BÍBLICOS: Para uma primeira leitura da Bíblia; para uma leitura dos Evangelhos, Mateus, Marcos, Lucas e João, e outros cadernos.
- MATEUS, MARCOS, LUCAS: Três livros de apoio aos 3 ciclos litúrgicos, com base nas Leituras dos Domingos e à volta dos temas: Igreja, Homem, Cristo, Mundo.
- À MESA DA PALAVRA: Comentários às leituras dominicais dos 3 ciclos litúrgicos, com esquema para a reflexão em Grupo.
- ROTEIRO DE LEITURA DA BÍBLIA: Uma viagem do Génesis ao Apocalipse que dá uma visão de conjunto e de continuidade da História da Salvação.
- DEI VERBUM (PALAVRA DE DEUS): Documento do Concílio Vaticano II sobre a Palavra de Deus.
- VERBUM DOMINI (PALAVRA DO SENHOR): Documento do Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus.
Semanas Bíblicas Nacionais e Regionais
Todos os anos, o Movimento Bíblico organiza uma Semana Bíblica Nacional e várias Regionais. São abertas a todo o povo de Deus, não se exigindo aos participantes habilitações académicas especiais. A Nacional consta de conferências por professores de Sagrada Escritura, Teologia ou das outras áreas em estudo, oração de Laudes, um tempo mais breve de oração no fim da manhã e Eucaristia no fim da tarde, exceto a de encerramento, no fim da manhã. Inspiradas nesta, para descentralizar o Movimento e proporcionar a um maior número de pessoas o estudo aprofundado da Bíblia, surgiram também as Regionais. Tomando o tema e os principais estudos da Nacional, estas constam apenas de duas horas por dia, com um só tema, incluindo um pequeno tempo de oração no início e no fim, e terminando com a Eucaristia no sábado.
Semanas Bíblicas Nacionais
Desde a sua fundação, em 1955, o Movimento Bíblico organizou 36 Semanas Bíblicas Nacionais, todas em Fátima. A primeira foi em 1956, e a segunda, apenas em 1979, continuando ininterruptamente a partir daí. Eis o ano e o tema de cada uma:
1ª - 1956: Estudos Bíblicos
2ª - 1979: S. Lucas, o Evangelista para o nosso Tempo
3ª - 1980: S. Mateus, o Evangelista para a Igreja de Hoje
4ª - 1981: S. Marcos, o Evangelista para o Homem de Hoje
5ª - 1982: S. João, o Evangelista para uma Fé libertadora
6ª - 1983: S. Paulo, o Apóstolo para uma Igreja reconciliadora
7ª - 1984: Com os Profetas, um Mundo Novo
8ª - 1985: Salmos... e a Vida faz-se Oração!
9ª - 1986: Génesis – Do Sonho à Esperança da Terra Prometida
10ª - 1987: Apocalipse – Novos Céus e Nova Terra
11ª - 1988: Maria na História da Salvação
12ª - 1989: Os Pobres na Bíblia e na vida de hoje
13ª - 1990: Caminhai na Sabedoria (Livros Sapienciais)
14ª - 1991: A Bíblia e a Nova Evangelização
15ª - 1992: A Família na Bíblia
16ª - 1993: Linguagem da Bíblia, linguagem de hoje
17ª - 1994: A Mulher na Bíblia, na Igreja e na Sociedade
18ª - 1995: A Festa e as Festas na Bíblia e na Vida
19ª - 1996: Jesus Cristo, Salvador e Evangelizador
20ª - 1997: O Espírito Santo, “Senhor que dá a Vida”
21ª - 1998: Deus Pai, “rico em misericórdia”
22ª - 1999: A Encarnação, glorificação da SS. Trindade
23ª - 2000: A Eucaristia, Fonte de vida divina
24ª - 2001: Um Povo Sacerdotal. Os Ministérios na Bíblia e na Igreja
25ª - 2002: A Bíblia e a Vida... Ontem e Hoje
26ª - 2003: Da nossa Terra à terra prometida
27ª - 2004: A Igreja vive da Palavra
28ª - 2005: Da Palavra à Eucaristia
29ª - 2006: A Misericórdia de Deus num mundo de violência
30ª - 2007: O Santuário, espaço de Evangelização
31ª - 2008: S. Paulo, Apóstolo da Palavra
32ª - 2009: A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja
33ª - 2010: A Aliança na Bíblia
34ª - 2011: Das Crises à Esperança
35ª - 2012: Desafios da Nova Evangelização
36ª - 2013: Palavra, Fé e Vida
37ª - 2014:
38ª - 2015:
39ª - 2016:
40ª - 2017:
Semanas Bíblicas Regionais
Registamos as Semanas Bíblicas Regionais e o ano em que surgiu cada uma:
Luxemburgo (1982: interrompida em 2000)
Madeira (1988)
Barcelos (1992)
Porto (1993)
Açores (1994)
Gondomar (1995)
Caxinas (2002; extinta em 2007)
Viseu (2008)