«O EVANGELHO DA VIDA
está no centro da mensagem de Jesus.
Amorosamente acolhido cada dia pela Igreja,
há de ser fiel e corajosamente anunciado
como boa nova à gente de todos os tempos e culturas.
Na aurora da salvação,
é proclamado como feliz notícia O
NASCIMENTO DE UM MENINO:
“Anuncio-vos uma grande alegria,
que o será para todo o povo:
Hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador,
que é o Messias, Senhor” (Lc 2,10-11).
O motivo imediato que faz irradiar
esta “grande alegria” é, sem dúvida, O
NASCIMENTO DO SALVADOR;
mas, no Natal, manifesta-se também
o sentido pleno de todo O
NASCIMENTO HUMANO,
pelo que a alegria messiânica se revela
fundamento e plenitude da alegria por
CADA CRIANÇA QUE NASCE.»
JOÃO PAULO II, Evangelho da Vida, nº 1.
25 de março de 1995.
Num tempo em que diariamente se anunciam atentados contra a vida humana, é importante proclamarmos que Deus, ao fazer-se Homem, apostou a sério no nosso valor e dignidade.
Daí o título desta Coleção de Presépios, já escolhido como lema da 1ª Exposição que fizemos no Centro Bíblico dos Capuchinhos, em Fátima, no Natal de 1995, para celebrar os nove meses da Encíclica Evangelho da Vida.
O nosso objetivo é situar o Presépio no contexto mais amplo da Bíblia, desde a promessa do Salvador até à vitória de Jesus Cristo sobre o pecado e a morte, passando pelo Nascimento de um Menino, que será proclamado Filho de Deus e Senhor depois da sua morte e ressurreição (Marcos 15,39; Filipenses 2,11).
É mais um polo de cultura e Evangelização, no Centro Bíblico dos Capuchinhos, onde a Palavra de Deus é transmitida na tradução e edição da Bíblia Sagrada, na Revista Bíblica, no Jardim Bíblico e em cursos e semanas – com destaque para próxima 43ª Nacional, sobre o tema desta Coleção –, que relacionam a vida da BÍBLIA com a nossa VIDA.
I. AS FONTES
“No princípio havia o Verbo…
Nele é que estava a Vida
de tudo o que veio a existir.
E a Vida era a Luz dos homens”
(João 1,1.4)
No átrio recebe-nos o logo simples da Coleção. Entrando, à esquerda vemos o texto inspirador do título e do tema; e na parede em frente, à direita, o título do PRIMEIRO NÚCLEO. A seguir, numa vitrina, as fontes desta Exposição: Sagrada Escritura, Sinopse dos Evangelhos da Infância de Jesus, medalhas de Jesus Cristo (o Centro da Mensagem) e dos quatro evangelistas, livro da Encíclica Evangelho da Vida, e gravuras antigas que nos remetem para a celebração litúrgica do Natal – quatro no interior e outra no exterior.
Novamente à esquerda, o Cristo de S. Damião garante-nos: «Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância» (João 10,10). E a seguir, várias imagens falam do valor e dignidade da vida humana e dos seus atropelos. Tudo conclui com a Oração à Mãe dos Viventes.
II. A PROMESSA
proto-evangelho
«Farei reinar a inimizade entre ti e a mulher,
entre a tua descendência e a dela.
Esta esmagar-te-á a cabeça e tu tentarás
mordê-la no calcanhar.»
(Génesis 3,15)
O texto que encabeça o SEGUNDO NÚCLEO da Exposição é acompanhado por um vitral com a Promessa do Redentor, cujo original se encontra na igreja do Seminário do Verbo Divino, à Rotunda Norte, em Fátima.
Sobre a curva para a direita, roda a escultura, em barro, de um Menino Bom Pastor com várias cenas do Evangelho da Infância de Jesus, em relevo.
Já na descida para o interior da grande mostra da COLEÇÃO, sobre a parede da esquerda podem ver-se textos das Genealogias de Jesus segundo Mateus (descendente) e Lucas (ascendente), ícones da sua Árvore genealógica, o texto de Lucas 1,26-38 sobre a Anúncio do Nascimento de Jesus pelo anjo Gabriel à virgem Maria, o roteiro bíblico Dos Profetas a Cristo e uma transparência da Anunciação, de Vasco Fernandes (século XVI), do Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu.
III. O CUMPRIMENTO
Encarnação do Verbo
3.1. «Na plenitude do tempo». Este primeiro apartado do TERCEIRO NÚCLEO assenta no texto de São Paulo aos Gálatas 4,4-5. É o primeiro do Novo Testamento a falar da Mãe de Jesus e de seu Filho, mas sem lhes referir os nomes; a evangelização do Apóstolo centrava--se na Páscoa de Jesus, e não no seu Nascimento.
Daí esta secção apenas incluir imagens de Maria e de Jesus, juntos ou sós. As peças são oriundas de Portugal, Madagáscar, Angola, Vietname, Turquia, Espanha, Itália e Taiwan.
3.2. «E o Verbo fez-se Homem». Por sua vez, este segundo apartado já proclama a Encarnação do Verbo de Deus, com os versículos 1 e 14 do Prólogo do Evangelho de São João; e já inclui Presépios de grande porte, oriundos de Portugal, Itália, China e Peru.
Como disse o Concílio Vaticano II, «pela sua encarnação, o Filho de Deus uniu-Se de certo modo a cada ser humano. Trabalhou com mãos humanas, pensou com uma inteligência humana, agiu com uma vontade humana, amou com um coração humano. Nascido da Virgem Maria, tornou-Se verdadeiramente um de nós, semelhante a nós em tudo, exceto no pecado» (Gaudium et spes, 22).
IV. O ANÚNCIO
Inculturação da Mensagem
O QUARTO NÚCLEO parte do mandato de Cristo aos Apóstolos, segundo São Marcos 16,15: «Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda a criatura.»
O primeiro anúncio dos Apóstolos foi acerca da morte e ressurreição de Jesus (At 2,22-36; 13,32-33). Por isso, alguns Presépios integram o Menino na manjedoura e o Senhor na cruz.
Só depois, veio o anúncio do mistério do seu Nascimento em carne humana, como Deus verdadeiro desde o princípio (1ª Carta de João 1,1-3). Este anúncio levou à inculturação da Mensagem, como quem diz: cada povo representou esse mistério segundo a sua cultura e os seus costumes, incluindo a paisagem e os animais do seu meio. Nesta COLEÇÃO, isso é mostrado e organizado por continentes:
● África: Angola, África do Sul, Argélia, Burundi, Cabo Verde, Egito, Etiópia, Guiné Bissau, Haiti, Madagáscar, Moçambique, Níger, Quénia, República Democrática do Congo, Ruanda, S. Tomé, Senegal, Suazilândia, Tanzânia, Tunísia, Zimbabué.
● América do Norte: Canadá, Estados Unidos da América.
● América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, El Salvador, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Venezuela.
● Ásia: Bangladeche, Birmânia, Cazaquistão, Coreia do Sul, Filipinas, Índia, Indonésia, Japão, Jordânia, Palestina, República Popular da China/Taiwan, Rússia, Tailândia, Timor-Leste, Turquia, Vietname.
● Europa: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Espanha, Estónia, França, Grécia, Hungria, Inglaterra, Irlanda, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polónia, República Checa, Suécia, Suíça.
Os PRESÉPIOS PORTUGUESES estão dentro da gruta central, podendo ser vistos num ecrã colocado à entrada da mesma gruta. Periodicamente, esta gruta poderá ser destinada a Exposições temporárias, por temas ou países.
Noutros dois ecrãs pode ver Belém e o Presépio de São Francisco em Greccio, “a nova Belém”.
V. SÃO FRANCISCO E O PRESÉPIO
“Paz e Bem”
Esta Coleção de Presépios pertence à Província Portuguesa da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. No QUINTO NÚCLEO destaca-se a relação do seu Fundador, São Francisco de Assis, com a Encarnação e a Paixão de Cristo.
Um vídeo mostra-lhe a celebração original que ele promoveu com o povo no monte Greccio, na Itália, em 1223, para lhe anunciar o amor e a pobreza do Menino Jesus ao nascer num pesebre de animais, e de sua Mãe, a “Senhora Pobrezinha”. E os espaços que, desde 1226, recordam aquele acontecimento. Foi neles que o papa Francisco assinou a sua Carta “Mistério admirável”, sobre o Presépio e a dirigiu ao povo de Deus no dia 1 de dezembro passado.
Além do Salmo de S. Francisco para o tempo de Natal até à oitava da Epifania, e de um excerto do Cântico das Criaturas ou do Irmão Sol, aqui proliferam as interpretações do Natal Franciscano em vários materiais, desde a gravura até à serapilheira, passando pelo barro, a madeira e a pintura; e também da figura do Santo, como o Arauto da Paz do Natal, incluindo uma em que o lobo abraça o cordeiro, numa leitura popular de Isaías 11,6: «Então o lobo habitará com o cordeiro.»
Antes da rampa da saída, é apresentada parte da coleção de pratos Vista Alegre. E as pessoas são convidadas a visitar o JARDIM BÍBLICO, no terreno em frente, para ler o Evangelho da Vida nas páginas da Criação e evocar a História da Bíblia através das árvores, flores e símbolos da Natureza.
Informações
SEDE (entrada): CENTRO BÍBLICO DOS CAPUCHINHOS
Avenida Beato Nuno, 407
2495-304 Fátima.
e-mail:
Horários: Este espaço museológico não tem a classificação oficial de Museu, mas de Coleção visitável. A sua utilização depende da procura dos visitantes e da disponibilidade dos guias.
Marcação prévia: é necessária, para garantir visitas guiadas. Os Grupos devem contactar antes, para:
Telefones: tel. 249 530 215 // 249 539 390
Loja: Livraria Difusora Bíblica, na Rua de S. Francisco de Assis, nº 160 (frente ao nº 405 da Avenida Beato Nuno).
Estacionamento: para ligeiros e 3 autocarros, no local.