O Fr. Fernando Ventura nasceu em 1959 na freguesia da Senhora da Hora, concelho de Matosinhos, onde viveu até aos 17 anos. Fez os seus estudos primários e secundários na cidade do Porto partindo depois para Bordéus onde frequentou o curso de Medicina, e colaborou na estação de rádio ecuménica Radio Harmonie, não sem antes ter feito o seu serviço cívico no Serviço de Nefrologia do Hospital Geral de Stº. António e no Serviço de Cirurgia do antigo Hospital de Crianças Maria Pia.

Fez o serviço militar obrigatório na Arma de Engenharia Militar, tendo posteriormente feito formação como monitor de Socorrismo, especialidade esta que ministrou no Batalhão de Infantaria Motorizada da NATO em Abrantes.

Iniciou a sua formação em Teologia no Instituto de Ciência Humanas e Teológicas do Porto, tendo terminado a sua Licenciatura em Teologia na Universidade Católica Portuguesa em Lisboa. Seguidamente, trabalhou como professor na Escola Secundária do Vale da Amoreira e na Escola Preparatória da Baixa da Banheira, no Barreiro, ao mesmo tempo que exercia funções de coadjutor na dita Paróquia, Animador do Grupo Coral e do Programa Religioso da Rádio local “Terra Viva”, na “Rádio Arremesso” e enfermeiro do Centro de Idosos do Vale da Amoreira.

Em 1993 partiu para Roma onde se licenciou em Ciências Bíblicas no Pontifício Instituto Bíblico de Roma.

Regressado a Portugal em 1997, passou a residir em Fátima, onde foi responsável pelo Movimento Nacional de Dinamização Bíblica, director da revista Bíblica, professor de Sagrada Escritura no Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro e director espiritual da Comunidade Vida e Paz para tratamento e recuperação de toxicodependentes e alcoólicos sem abrigo.

No âmbito do Movimento Bíblico tem dedicado a sua vida a promover encontros, conferências e retiros de formação bíblica nos 5 continentes, tendo já visitado 43 países; colabora ainda como especialista em assuntos religiosos e é comentador da SIC Notícias. Tem ainda um sem número de participações na Rádio Renascença, TSF, TVI24, RTP1, RTP2, RTP Açores e Antena 1.

Tem publicados vários artigos de temática bíblica em revistas e colectâneas da especialidade no país e no estrangeiro. É ele o autor do primeiro estudo escrito em língua portuguesa sobre Maria no Islamismo bem como de um estudo exegético sobre o capítulo 21 do Livro do Apocalipse.

Como tradutor/intérprete, colabora com vários organismos internacionais: Ordem dos Capuchinhos, Comissão Teológica Internacional no Vaticano, Conferência Episcopal Italiana, Sínodo dos Bispos, Federação Bíblica Mundial, Conselho Internacional da Ordem Franciscana Secular, e ainda algumas ONG’s.

Em 2010 foi nomeado figura do ano pela rádio TSF. Em 2013 foi nomeado figura do ano pela revista “Mais Alentejo”. Em 2018 recebeu a nomeação de “Embaixador da Terra Justa”, no âmbito da iniciativa “Fafe Terra Justa” com a qual colabora desde o início.

Publicou em 2008 um livro intitulado “Roteiro de Leitura da Bíblia” pela Editorial Presença e, em parceria com o jornalista Joaquim Franco, dois livros entrevista intitulados “Do Eu solitário ao Nós Solidário” e “Somos pobres mas somos muitos”.

É membro da EAPN - Rede Europeia de Luta Anti-pobreza, do Observatório para a Liberdade Religiosa ligado à Universidade Lusófona e da Comissão Consultiva Multi-Religiosa da mesma Universidade onde foi professor convidado e é ainda um dos membros fundadores da “Frente Cívica”.

Desde 2010 é o responsável pelo Banco de Leite de S. Tomé e Príncipe. Atualmente, dá a cara pela construção de uma nova casa de acolhimento de idosos, na ilha do Príncipe, "Casa Betânia".

Próximos Eventos

Em Destaque