Frei Acílio Dias Mendes nasceu na freguesia de Chão de Couce, concelho de Ansião, a 13 de Setembro de 1943. É filho de António Dias Mendes e de Carmina da Conceição.
Entrou no seminário seráfico de Vila Nova de Poiares a 12 de Setembro de 1955. Vestiu o hábito Capuchinho no convento de Barcelos a 14 de Agosto de 1960, emitiu a profissão temporária em 15 de Agosto de 1961, a perpétua no convento de Orihuela da Província de Valência, em 8 de Dezembro de 1965, e recebeu a ordenação de Sacerdote na nossa igreja do Porto, aos 19 de Maio de 1968, sendo bispo ordenante o senhor D. Francisco da Mata Mourisca, recém-nomeado Bispo de Carmona e São Salvador (actual diocese do Uíje). Fez os estudos de Filosofia no convento de Santa Marta, em Salamanca, de 1961 a 1964, e os estudos de Teologia em Orihuela e no Porto, de 1964 a 1968.
Terminados os estudos, foi agregado à Fraternidade de Barcelos, onde se dedicou ao apostolado da pregação, sendo também o Director da Catequese e do grupo coral dessa comunidade eclesial. Em 1969 foi transferido para a casa do Porto como Vice-Director dos pós-noviços e Comissário Nacional da Ordem Franciscana Secular e, ao mesmo tempo, como coordenador dos movimentos apostólicos dessa nossa igreja do Amial. Foi ainda nomeado Director da extinta revista «Paz e Bem», bem como Presidente do Secretariado de Liturgia.
Dois anos mais tarde, em 1971, começou a trabalhar no conhecido «Movimento Por Um Mundo Melhor», onde se manteve a tempo inteiro até 19 de Junho de 1976, mas sem deixar a direcção daquela Revista.
Nesse ano de 1976 desliga-se do referido Movimento e fica inserido na Fraternidade de Gondomar como Professor de Religião e Moral na Escola Industrial dessa cidade e responsável do grupo «Psallite». Em 1978 foi transferido para Lisboa, a fim de assumir o cargo de Chefe de Redacção da Revista «Bíblica», cargo que ocupou até 1981.
No Capítulo Provincial realizado em 1981, foi eleito II Definidor Provincial, assumindo a direcção do Secretariado Nacional do Movimento de Dinamização Bíblica, e ficando a residir na Fraternidade mais ao sul do País, Baixa da Banheira, da qual foi igualmente nomeado Vice-Superior. Em 1984, durante o Capitulo Provincial, foi reeleito para II Definidor Provincial, continuando a residir na Fraternidade da Baixa da Banheira mas, em Outubro de 1985, foi transferido para a Fraternidade de Fátima, acompanhando a mudança da sede do Secretariado Nacional do Movimento de Dinamização Bíblica.
Entretanto, em 1975, foi integrado na Equipa de Dinamização Bíblica e no Conselho do Movimento Bíblico.Em 1987 deixou o Secretariado Bíblico e partiu para o Brasil em gozo do seu «ano sabático». Em São Paulo frequentou o CEBI e concluiu esse ano de reciclagem em Teologia Bíblica com uma viagem à Terra Santa em 1988. Nesse ano passou a integrar a nossa fraternidade do Porto como Presidente da Equipa Provincial de Promoção Vocacional da Província. Em 1990, durante o IX Capítulo Provincial, foi novamente eleito para o Governo da Província, desta vez como III Definidor, ficando a residir na Fraternidade do Amial, continuando também como responsável da Promoção Vocacional e fazendo parte do Conselho do Movimento de Dinamização Bíblica e do Conselho Provincial da Formação. Em 1993 foi transferido para Fátima, continuando a trabalhar no apostolado vocacional e bíblico.
Em 1995 deslocou-se ao Brasil, a fim de participar no «II Encontro de Promotores Vocacionais da Família Franciscana do Brasil» (CEFEPAL), que se realizou em Petrópolis, RJ. Capuchinho versátil e propenso a iniciativas em todos os quadrantes, lançou vários desafios de teor vocacional, como o “Pentecostes Jovem”, os “Encontros Shemá”.
No XI Capítulo Provincial, realizado em Maio de 1996, em Fátima, é chamado novamente ao Governo da Província, como IV Definidor, e nomeado, pela primeira vez, como Superior duma Fraternidade, desta feita a de Fátima. É nomeado Presidente do Conselho Provincial do Movimento de Dinamização Bíblica e responsável pelo Secretariado Bíblico, funções que deixa em 1999, altura em que, continuando como Guardião de Fátima, é chamado a presidir à Comissão Provincial de Pastoral.
Mas é como responsável da recém-criada Equipa Missão que o Frei Acílio lança algumas iniciativas de maior alcance, na linha da colaboração que vinha dando, como na “Missão de Pinhel” (27 Fevereiro a 14 de Março de 1999), orientada pelo Frei António Martins: as Missões Populares Renovadas, com a criação das “Assembleias Familiares Bíblia e Vida”. Orienta, nesta linha, chefiando uma equipa, a Missão de Figueira de Castelo Rodrigo (11-19 Março de 2000), a Missão de Cabanas de Viriato (10-25 de Março de 2001) e a Missão de Faria-Paradela-Vilar de Figos (paróquias do concelho de Barcelos, de 24 de Novembro a 09 de Dezembro de 2001).
Promove, igualmente, os denominados “Encontros de Agentes de Pastoral”, realizados em Fátima, destinados aos responsáveis da pastoral das igrejas e paróquias capuchinhas, guardiães, agentes de pastoral profética, litúrgica e sócio-caritativa (entre o ano 2000 e 2002, realizaram-se 6 encontros).
No XIII Capítulo Provincial é eleito Ministro Provincial para o triénio de 2002-2005, sendo nesse ano reeleito para mais um triénio.Em 2008 fica integrado na Fraternidade de Fátima. Em 2011, o XVI Capítulo Provincial elegeu-o novamente para o Governo da Província, desta vez como Conselheiro. Fica integrado na Fraternidade do Amial, Porto.
Até aos nossos dias desenvolveu, entretanto, grande actividade apostólica, nomeadamente através dos Cursos Bíblicos, Semanas e Encontros de reflexão bíblica, Retiros bíblicos, etc., tanto no País como nas Ilhas dos Açores e da Madeira, e também no estrangeiro, com os nossos emigrantes. Ao serviço da Dinamização Bíblica percorreu vários países: Índia, Suíça, Cabo Verde, Angola, Alemanha, Luxemburgo, Estados Unidos da América, Canadá, Israel, Paquistão, entre outros.
É justo ainda destacar a sua presença regular nas «Semanas Bíblicas», para as quais dá um precioso contributo, tanto na animação litúrgica e bíblica, compondo os hinos musicais temáticos de cada “Ano Bíblico”, como em conferências especializadas sobre a Palavra de Deus. Neste sentido, podemos afirmar que o Fr. Acílio tem sido a “alma” do Movimento de Dinamização Bíblica, no qual trabalha apaixonadamente desde 1975, salvo breves hiatos. A sua presença e colaboraçãoestende-se desde as Semanas Bíblicas Nacionais, realizadas em Fátima, até àsSemanas Bíblicas Regionais, como asde Barcelos, Açores, Luxemburgo, Madeira, Porto, Gondomar, Algarve, Baixa da Banheira, entre outras; tem, além disso, sido chamado a participar em mesas-redondas sobre temas genéricos, nos diversos canais de TV ou de Rádio.
Publicou as seguintes obras musicais, de inspiração bíblico-religiosa, especialmente para uso litúrgico e actividades bíblicas:
Discos (vinil) e K7
» Manhãs de um Mundo Novo [1979]
» Mãos cheias de Esperança [1986]
» Glória ao Senhor - Salmos [1986]
» Festa da Vida [1987]
» Profetas de un Mundo Nuevo (Versão espanhola de «Mãos cheias de Esperança») [1988]
» Primavera de Deus - Nossa Senhora [1988]
» A messe é grande [1989]
» É bom cantar Salmos [1990]
» Jovens felizes [1991]
» Vive da Palavra - Hinos bíblicos [1991]
» Aquela eterna Fonte - Hinos da Liturgia das Horas [1992]
» Clara - mais clara que o Dia - Cantata [1993]
» Forte é o Amor - Família [1993]
» Vida em abundância - Missa [1993]
» Mulher, luz de Futuro [1995]
» O campo já floriu - Cantata (Servas Reparadoras de Jesus Sacramentado) [2000]
CD's
» Jesus Cristo é o Senhor [2001]
» Paulo de Cristo [2008]
» Notícia de Amor – Missa com crianças [2010]
» Alegres na Esperança [2011]
» A Alegria de Evangelizar [2012]
» Este é o Dia! [2019]
MP3
» Natal é nossa Missão [2007]