Terminado o Capítulo Provincial dos Capuchinhos, agradecemos a quantos nos têm acompanhado com a sua oração e amizade, especialmente ao longo destes últimos dias. São Francisco nos inspire novas formas de comunhão e Deus a todos nos abençoe.

 

Dia 7 de outubro

Após a Oração de Laudes, presidida por Dom Joaquim Lopes, os Irmãos dirigiram-se para a sala capitular, a fim de iniciar o processo eletivo do novo governo da Província.

Foi eleito Ministro Provincial dos Capuchinhos, para o triénio 2020-2023, o Frei António da Silva Martins. O novo Provincial nasceu na freguesia de Negreiros, concelho de Barcelos, a 5 de dezembro de 1947, emitiu a profissão perpétua a 17 de maio de 1970, no convento do Porto, e foi ordenado sacerdote a 13 de dezembro de 1970, depois dos estudos de Filosofia no convento de Santa Maria, em Salamanca, de 1963 a 1966, e de Teologia no Porto, entre 1966 e 1970. O frei António Martins já havia sido Ministro Provincial no triénio 2008-2011 e no triénio 2011-2014.

Após um breve intervalo, pelas 11h20, teve início a 2ª sessão do dia na qual se elegeram os Conselheiros Provinciais, ficando assim definido o governo da Província:

» Frei António da Silva Martins - Ministro Provincial
» Frei Hermano Filipe de Jesus da Silva Rodrigues - 1º Conselheiro e Vigário Provincial
» Frei Américo dos Santos Costa - 2ª Conselheiro
» Frei Luís Manuel Novais Leitão - 3º Conselheiro
» Frei João José da Costa Guedes da Silva - 4º Conselheiro

20201007 governo provincialDa esq. para dir.: frei Américo Costa, frei João Guedes, frei António Martins, frei Hermano Filipe e frei Luís Leitão

 

Na primeira sessão da tarde, o frei Hermano Filipe, foi eleito Vigário Provincial.

Antes da leitura da ata e encerramento do Capítulo, houve um tempo de diálogo entre os Irmãos e o novo Conselho Provincial.

Na Eucaristia, e jantar que se lhe seguiu, contamos com a presença de alguns amigos, em representação da Ordem Franciscana Secular, da Ordem dos Frades Menores Conventuais e da Jobifran.

 

Dia 6 de outubro

MANHÃ

Pelas 8h30, depois do pequeno-almoço, os Irmãos celebraram a Sagrada Eucaristia, na qual integraram a oração dos Salmos.

Às 9h45, teve início a 1ª sessão deste dia de trabalho, moderada pelo frei António Martins. O frei Fernando Alberto, Ministro Provincial cessante, prosseguiu com a leitura do seu relatório, focando-se, hoje, nas questões da vida fraterna, da vida apostólica, do governo e animação da Província, e economia e obras. O último ponto do relatório, antes da conclusão, procura apontar alguns caminhos de futuro. Seguiu-se um tempo de partilha e diálogo entre os Irmãos.

A 2ª sessão do dia, começou pelas 11h30, com um nova sondagem para a eleição do novo governo provincial. Posteriormente, o frei Américo Costa, Secretário e Ecónomo Provincial, leu o relatório económico da Província.

 

TARDE

Depois do almoço e de um tempo de descanso, pelas 15h00, os Irmãos voltaram a reunir, para a 3ª sessão de trabalho do dia, desta feita moderada pelo frei João Guedes.

Após uma breve oração, estabeleceu-se uma ligação por vídeo-conferência com os Irmãos em Timor-Leste, a que se seguiu um tempo de diálogo sobre questões relacionadas com aquela missão, cuja responsabilidade principal é, agora, da Província Indonésia de Pontianak.

Posteriormente, partiu-se para o diálogo em torno dos relatórios das fraternidades, comissões e serviços provinciais.

Após um breve intervalo, a 4ª sessão, foi ocupada com o diálogo sobre o documento de trabalho do Capítulo sob o tema «Guardiães da Criação».

Às 18h45, os Irmãos rezaram a Oração de Vésperas, a que se seguiu o jantar.

20201006 0120201006 0220201006 0320201006 0420201006 0520201006 0620201006 07

 

Dia 5 de outubro

MANHÃ

Na manhã deste dia, teve início o XIX Capítulo Provincial dos Capuchinhos. Aos poucos, os Irmãos foram chegando ao Centro Bíblico, em Fátima, vindos das mais diversas fraternidades em Portugal: Barcelos, Porto, Gondomar, Fátima, Lisboa e Baixa da Banheira. O frei Pedro Cândido e o frei Ricardo Tinoco vieram de Timor-Leste no final do mês de setembro. Sobretudo por causa da pandemia provocada pela Covid-19, alguns Irmãos já não se viam há muito tempo pelo que, estes encontros, constituem sempre motivo de enorme alegria.

Pelas 11h30, os Irmãos juntaram-se na sala que será a nossa capela durante estes dias e, depois de algumas palavras introdutórias do frei Fernando Alberto, ainda Ministro Provincial, teve início a Eucaristia, presidida por frei José Ángel Torres Rivera, Vigário Geral da Ordem, em representação de frei Roberto Genuin, Ministro Geral. A Eucaristia foi celebrada com alegria e unção por todos os Irmãos, invocando-se o Espírito Santo para que assista os Irmãos Capitulares ao longo destes dias de trabalho.

Seguiu-se o almoço e um breve tempo de descanso, prevendo-se retomar os trabalhos pelas 15h30.

 

 

TARDE

Pelas 15h30, depois de uma breve oração, o Pró-Secretário do Capítulo, frei Américo Costa, procedeu à chamada de cada Irmão Capitular, a quem foi entregue uma pasta com os relatórios das Fraternidades e Comissões Provinciais. Depois, leu várias cartas do frei Roberto Genuin, Ministro Geral, destacando-se a de dois de junho último que confirmava a nova data para a realização do Capítulo e o frei José Ángel como seu Presidente em representação do Ministro Geral. Com a leitura desta última carta, foi declarado oficialmente aberto o XIX Capítulo Provincial.

Em seguida, os Irmãos votaram favoravelmente a redução do número de dias do Capítulo, prevendo-se agora que termine na quarta-feira, dia 7.

Aprovaram-se, então, as Comissões e Equipas previamente nomeadas pelo Conselho Provincial.

O Presidente do Capítulo tomou então a palavra para falar um pouco sobre a vida da Ordem no mundo e os desafios que esta enfrenta, especialmente na Europa, sendo certo que o futuro terá de passar por uma maior colaboração entre as diversas circunscrições. Terminou a sua intervenção lembrando que a «Missão» e a dimensão missionária da Ordem devem ser o eixo das reflexões que se espera poder fazer em vários encontros internacionais a realizar no próximo ano e insistiu na necessidade de implementação da Ratio Farmationis e de se construir fraternidades mais saudáveis onde os jovens possam sentir o desejo de experimentar a vida franciscano-capuchinha.

Após uma pausa para café, e depois da leitura de várias cartas que nos foram enviadas por algumas congregações religiosas e pela OFS, a segunda sessão do Capítulo, moderada pelo frei Fernando Ventura, foi totalmente ocupada com a leitura da primeira parte do relatório do Ministro Provincial, onde expõe, em linhas gerais, a realidade atual da Província quanto ao número de Irmãos e presenças fraternas e apostólicas, o contexto social e eclesial, as linhas de ação para o triénio (2017-2020), os eventos mais importantes ao longo deste triénio, que agora finda, e a situação da pastoral vocacional e da formação.

Antes de interrompermos os trabalhos para a oração de Vésperas, foi divulgado o resultado da sondagem pré-capitular para a eleição do novo governo da Província. A seguir à oração de Vésperas, os irmãos dirigiram-se para o refeitório a fim de jantarem. 

20201005 0820201005 0920201005 1020201005 1120201005 12

 

Oração pelo Capítulo

Deus de bondade,
queremos louvar-Te pela graça
de mais este capítulo provincial
dos Capuchinhos.

Desperta-nos para a Tua presença
e abre os nossos corações
para o mesmo Espírito
pelo qual São Francisco de Assis
se deixou conduzir.

Envolve-nos a todos, nesta hora,
no Teu projeto de renovação
e neste nosso compromisso de disponibilidade
para a escuta, a partilha e o serviço.

Ámen.

 

Centro Bíblico

20201002 centro biblico 0120201002 centro biblico 0220201002 centro biblico 0320201002 centro biblico 0420201002 centro biblico 0520201002 centro biblico 0620201002 centro biblico 07