Introdução
Na Bíblia, as espécies que habitam os lagos e mares não são nomeadas. Sabe-se, porém, quais as espécies que eram mais abundantes. Os moluscos bivalves que se encontravam mais facilmente no Mar Mediterrâneo seriam provavelmente da espécie Lithophaga lithophaga, diferente da Mytilus galloprovincialis que se encontra abundantemente em Portugal.
Em 2014, uma empresa algarvia (Companhia de Pescarias do Algarve), obteve da Marine Stewardship Council um certificado de produção sustentável.
O mexilhão, além de outras propriedades nutricionais, é rico em proteína, vitamina B12 e ómega 3. O facto de advogarmos uma alimentação saudável associada á produção sustentável de alimentos justifica a escolha desta receita para os dias quentes de verão.
Receita
Ingredientes:
- Mexilhões frescos q.b
- 1 cebola grande cortada em meias luas (gosto de utilizar 1/2 cebola branca e 1/2 roxa para trazer mais cor ao prato)
- 2 dentes de alho laminados
- Azeite (cerca de 3 colheres de sopa)
- 2 colheres de sopa de polpa de tomate
- 1/2 cerveja
- Sal e Açafrão q.b.
- Coentros frescos
Preparação:
Lavam-se os mexilhões e "raspam-se" com uma faca para se retirar todas as impurezas. Reserva-se.
Num tacho largo refoga-se a cebola e o alho no azeite. Uma vez dourados, adiciona-se o açafrão, mexe-se e logo a seguir adiciona-se a polpa de tomate. Deixa-se cozinhar uns 2 minutos e tempera-se com sal. Junta-se os mexilhões e refresca-se os mesmos com cerveja. Tapa-se o tacho e deixa-se cozinhar os mexilhões até abrirem.
Servem-se polvilhados com os coentros picados.