A Francisco de Assis foi atribuída a popularização de Belém com uma recriação do presépio ao vivo em Greccio, na Itália, há 800 anos. Na sua carta apostólica Admirabile signum, de 2019, o Papa Francisco reflete sobre o acontecido em Greccio em 1223, considerando o significado e a importância da cena de Natal, em Belém. Reverberando o espírito de São Francisco, o Papa recorda-nos: De facto, o Presépio é como um Evangelho vivo que transvaza das páginas da Sagrada Escritura. Ao mesmo tempo que contemplamos a representação do Natal, somos convidados a colocar-nos espiritualmente a caminho, atraídos pela humildade d’Aquele que Se fez homem a fim de Se encontrar com todo o homem, e a descobrir que nos ama tanto, que Se uniu a nós para podermos, também nós, unir-nos a Ele.
Este recurso foi pensado para nos ajudar a realizar este caminho espiritual do Advento e do Natal, assumindo tanto a inspiração de Greccio como a das antífonas do Ó. Estas, por sua vez, podem-nos ajudar a realizar uma reflexão mais profunda sobre como viver melhor a Doutrina Social da Igreja no mundo de hoje. Por outras palavras, a “oração em ação” é franciscana quando fortalece a nossa relação com Deus e com os outros, por meio de momentos de silêncio, ação, canto e reflexão.
Olhando através dos olhos do seu coração, o Papa Francisco diz-nos: “São Francisco realizou uma grande obra de evangelização. O seu ensinamento penetrou no coração dos cristãos, permanecendo até aos nossos dias como uma forma genuína de repropor, com simplicidade, a beleza da nossa fé. Aliás, o próprio lugar onde se realizou o primeiro Presépio sugere e suscita estes sentimentos. Gréccio torna-se um refúgio para a alma que se esconde na rocha, deixando-se envolver pelo silencio”.
A oração apresentada neste livro pode ser adaptada a qualquer contexto: desde a cozinha da extensa família monoparental; até à capela de uma comunidade religiosa. A montagem do presépio de Belém pode ser feita, por exemplo, nos tradicionais dias das “Antífonas do Ó”, de 17 a 23 de dezembro, ou também pode ser montado em qualquer um dos dias do Advento.
Deixe que o Espírito te guie e te recorde o conselho do Papa Francisco que disse: “Diante do Presépio, a mente corre de bom grado aos tempos em que se era criança e se esperava, com impaciência, o tempo para começar a construí-lo. Estas recordações induzem-nos a tomar consciência sempre de novo do grande dom que nos foi feito, transmitindo-nos a fé; e ao mesmo tempo, fazem-nos sentir o dever e a alegria de comunicar a mesma experiência aos filhos e netos. Não é importante a forma como se arma o Presépio; pode ser sempre igual ou modificá-la em cada ano. O que conta, é que fale à nossa vida. Por todo o lado e na forma que for, o Presépio narra o amor de Deus, o Deus que Se fez menino para nos dizer quão próximo está de cada ser humano, independentemente da condição em que este se encontre”.
Cada oração começa com a Antífona do Ó do dia correspondente, seguida das reflexões do Papa Francisco sobre o significado e a importância do Presépio de Belém, inspiradas em São Francisco de Assis em Greccio.
Os participantes são então convidados a organizar algumas partes do presépio, o que pode ser feito rapidamente ou pode levar algum tempo, dependendo do tamanho do presépio e da imaginação de cada um.
Segue-se a recomendação de acender as velas progressivamente, da primeira à sétima no último dia. Acender a(s) vela(s) pode levar a uma pausa num momento de silenciosa gratidão a Deus e de esperançosa vigilância, inspirada pela ação que acaba de ser realizada. Depois pode escolher algum canto, mais uma vez, a estrofe da(s) antífona(s) correspondentes a cada um dos dias anteriores, enquanto reacendes as velas. Mais uma vez, deixando que o Espírito inspire a criatividade.
Finalmente, oferece-se como reflexão uma passagem da Doutrina Social da Igreja; esta tem como objetivo trazer os mistérios da cena natalícia para o nosso mundo de hoje e conduzir, esperando que isso leve a uma partilha das percepções acerca dela.
Nenhum final formal é oferecido. Pode-se optar por apresentar orações de intercessão espontâneas, talvez rezando juntos o Magnificat (que se encontra no prefácio). O Espírito pode guiar simplesmente a partilhar uma chávena de café, chá ou chocolate quente e uma conversa mais aprofundada sobre a presença de Cristo na vida de cada participante.
Nota: o texto disponível para download foi escrito em Português do Brasil.