"Testemunho... Perseverança"

 

LEITURAS:

1ª: Ml 3,19-20a. Salmo 98/97,5-9. R/ O Senhor virá governar com justiça. 2ª: 2 Ts 3,7-12. Evº: Lc 21,5-19. I Semana do Saltério.

 

UMA IDEIA

A proximidade do fim do Ano Litúrgico lembra que «há de vir o dia do Senhor» (1ª). Deus «julgará o mundo com justiça e os povos com equidade» (salmo). O objetivo é, ao mesmo tempo, despertar e tranquilizar. Trata-se de confirmar a nossa fé e manter a nossa vida cristã ligada à vigilância e à confiança. O profeta Malaquias diz que os «soberbos e malfeitores» ficarão privados do amor, mas para os que temem o nome do Senhor «nascerá o sol de justiça» (1ª). Paulo recorda o próprio exemplo e chama à razão os que trocam o trabalho pela ociosidade: «quem não quer trabalhar, também não deve comer» (2ª). Jesus Cristo, sem excluir as dificuldades do tempo presente, apresenta o «testemunho» e a «perseverança» como caminho de salvação (evangelho).

 

UM SENTIMENTO

No «dia do Senhor» (1ª) há de ver-se que o mundo e a história estão nas mãos de Deus. É a nossa confiança, que jamais nos deixará abalados. A perseverança e o testemunho são o caminho. Na eucaristia de cada domingo, caminhamos para a plenitude da alegria. «Domingo a domingo, a Igreja vai avançando para o último ‘dia do Senhor’, o domingo sem fim. Na verdade, a expetativa da vinda de Cristo está incluída no mesmo mistério da Igreja e faz-se visível em cada celebração eucarística» (João Paulo II, Carta sobre a santificação do domingo, 37). Nela, proclamamos a «vinda gloriosa» de Jesus Cristo, nosso Salvador, o «sol de justiça, trazendo nos seus raios a salvação» (1ª).

Próximos Eventos

Mais lidos

  • Semana

  • Mês

  • Todos