• Na preparação e disposição da coroa do Advento-Natal tenha-se em conta que a vela do Natal se diferencie das outras quatro do Advento e que se facilite a colocação das faixas com as frases previstas.
• A proposta que segue procura sugerir elementos que tanto podem ser usados nas celebrações dominicais (antes da oração “Coleta”), para toda a comunidade cristã, como num tempo semanal de oração, para as famílias e grupos.
• Para cada domingo/semana, o esquema é o seguinte: Introdução; acender da vela e refrão (a partir da noite de Natal estarão já acesas); apresentação da faixa; breves frases de cada uma das leituras; oração “Coleta”; e cântico, enquanto se coloca a faixa pendendo da vela correspondente.
I DOMINGO do Advento
01 de dezembro
Dirigente/Celebrante: Acendemos agora a 1ª vela da nossa caminhada de preparação para o Natal. Simboliza Cristo que, nesta caminhada de Advento, queremos acolher como Luz do mundo. Ele virá. Queremos estar vigilantes e caminhar à sua luz.
Acende-se a vela, enquanto se canta o refrão: “A luz de Cristo virá ao mundo inteiro”.
Alguém apresenta a faixa, com a frase Ele virá: VIGIAI
Leitor 1: Ele nos ensinará os seus caminhos e nós andaremos pelas suas veredas. Vinde, caminhemos à luz do Senhor. (1ª Leitura)
Leitor 2: Chegou a hora de nos levantarmos do sono. Abandonemos as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. (2ª Leitura)
Leitor 1: Vigiai e estai preparados, porque na hora em que menos pensais, virá o Filho do homem. (Evangelho)
Dirigente/Celebrante: Oremos. Despertai, Senhor, nos vossos fiéis a vontade firme de se prepararem, pela prática das boas obras, para ir ao encontro de Cristo, de modo que, chamados um dia à sua direita, mereçam alcançar o reino dos Céus. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
R/ Ámen. (Coleta)
A faixa com a frase é colocada na coroa, pendendo da 1ª vela
Cântico:
Quando o profeta chegar
à terra faminta de pão e de sol.
Quando a justiça brotar
da terra regada de sangue e suor.
E quando a Aurora romper
de longe trazendo a esp’rança no olhar
– então eu irei, tu irás,
nós iremos soltar as fontes da paz!
VEM À FESTA DOS POBRES,
CANTA CONNOSCO A CANÇÃO DA PAZ!
VEM, TRAZ A TUA DOR,
TRAZ A TUA VOZ: VENCERÁS!
II DOMINGO do Advento
(Imaculada Conceição da Virgem S. Maria)
08 de dezembro
Dirigente/Celebrante: Acendemos agora a segunda vela da nossa caminhada de preparação para o Natal. Simboliza Cristo que, nesta caminhada de Advento, queremos acolher como Luz do mundo. Ele vem. Queremos estar preparados, como a Virgem Maria, a quem Deus preservou de toda a mancha do pecado, tornando-a digna morada do Salvador.
Acende-se a vela, enquanto se canta o refrão “A luz de Cristo…”.
Depois, alguém apresenta a faixa, com a frase Ele vem: PREPARAI-VOS
Leitor 1: O Senhor Deus disse à serpente: «Estabelecerei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a descendência dela». (1ª Leitura)
Leitor 2: Em Cristo, Deus nos escolheu, antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, em caridade, na sua presença. (2ª Leitura)
Leitor 1: Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra». (Evangelho)
Dirigente/Celebrante: Oremos. Senhor nosso Deus, que, pela Imaculada Conceição da Virgem Maria, preparastes para o vosso Filho uma digna morada e, em atenção aos méritos futuros da morte de Cristo, a preservastes de toda a mancha, concedei-nos, por sua intercessão, a graça de chegarmos purificados junto de Vós. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
R/ Ámen. (Coleta)
A faixa com a frase é colocada na coroa, pendendo da 2ª vela.
Cântico:
Quando o profeta falar
aos grandes da terra, aos fartos de pão.
Quando a Esperança descer
ao peito dos fracos, da gente sem voz.
E quando a Promessa surgir
metendo no peito a força de crer
– então eu irei, tu irás,
nós iremos cantar a Libertação!
VEM À FESTA DOS POBRES…
III DOMINGO do Advento
15 de dezembro
Dirigente/Celebrante: Acendemos agora a 3ª vela da nossa caminhada de preparação para o Natal. Simboliza Cristo que, nesta caminhada de Advento, queremos acolher como Luz do mundo. Ele está perto. Pressentindo desde já a sua presença, queremos alegrar-nos sempre no Senhor.
Acende-se a vela, enquanto se canta o refrão: “A luz de Cristo…”.
Depois, alguém apresenta a faixa, com a frase Ele está perto: ALEGRAI-VOS
Leitor 1: Voltarão os que o Senhor libertar, hão de chegar a Sião com brados de alegria, com eterna felicidade a iluminar-lhes o rosto. (1ª Leitura)
Leitor 2: Esperai com paciência a vinda do Senhor. Fortalecei os vossos corações, porque a sua vinda está próxima. (2ª Leitura)
Leitor 1: «Ide contar a João o que vedes e ouvis: os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e a Boa Nova é anunciada aos pobres». (Evangelho)
Dirigente/Celebrante: Oremos. Deus de infinita bondade, que vedes o vosso povo esperar fielmente o Natal do Senhor, fazei-nos chegar às solenidades da nossa salvação e celebrá-las com renovada alegria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
R/ Ámen. (Coleta)
A faixa com a frase é colocada na coroa, pendendo da 3ª vela.
Cântico:
Quando o profeta rasgar
os muros erguidos p’lo medo de ser.
Quando o Dia brilhar
nos olhos molhados da gente sem véu.
E quando a Verdade soltar
a vida que o peito não pode conter
– então eu irei, tu irás,
nós iremos mudar as trevas em Luz!
VEM À FESTA DOS POBRES…
IV Domingo do Advento
22 dezembro
Dirigente/Celebrante: Acendemos agora a 4ª vela da nossa caminhada de preparação para o Natal. Simboliza Cristo que, nesta caminhada de Advento, e já às portas do Natal, queremos acolher como Luz do mundo. Ele fez-se carne no seio virginal de Maria. Como Ela, também nós queremos acolhê-l’O no nosso coração.
Acende-se a vela, enquanto se canta o refrão: “A luz de Cristo…”.
Depois, alguém apresenta a faixa, com a frase Ele fez-se carne: ACOLHEI-O
Leitor 1: O próprio Senhor vos dará um sinal: a virgem conceberá e dará à luz um filho e o seu nome será Emanuel. (1ª Leitura)
Leitor 2: Nascido, segundo a carne, da descendência de David, mas, segundo o Espírito que santifica, constituído Filho de Deus: Ele é Jesus Cristo, Nosso Senhor. (2ª Leitura)
Leitor 1: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que nela se gerou é fruto do Espírito Santo. Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus». (Evangelho)
Dirigente/Celebrante: Oremos. Infundi, Senhor, a vossa graça em nossas almas, para que nós, que pela anunciação do Anjo conhecemos a encarnação de Cristo, vosso Filho, pela sua paixão e morte na cruz alcancemos a glória da ressurreição. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
R/ Ámen. (Coleta)
A faixa com a frase é colocada na coroa, pendendo da 4ª vela.
Cântico: Quando o Menino nascer
no monte sozinho, na Noite de Paz.
Quando o Mistério se abrir
e a terra trouxer o fruto do Céu.
E quando a Palavra habitar
no mundo ardendo em ânsias de amor
– então saberei, saberás,
saberemos que o Sol não mais morrerá.
VEM À FESTA DOS POBRES…
Noite/Dia de NATAL
24/25 de dezembro
Dirigente/Celebrante: Chegados ao Natal do Senhor, acendemos agora esta última vela. Simboliza Cristo que, nestes dias de Natal, e em cada dia da nossa vida, queremos acolher como Luz do mundo. Ele nasceu, Deus feito Menino, para nos salvar. Nesta noite/dia, queremos adorá-l’O como nosso Salvador.
Acende-se a vela, que pode ser apresentada por alguém enquanto se escuta a música “A Vida era a Luz”, de Fr. Acílio Mendes (“Festa da Vida”: faixa 5). Na falta da gravação, pode cantar-se “Ó Luz de Deus…”.
Colocada a vela no seu lugar próprio, alguém apresenta faixa com a frase Ele nasceu: ADORAI-O
Leitor 1: (•Noite de Natal): Um menino nasceu para nós, um filho nos foi dado. Tem o poder sobre os ombros e será chamado «Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz». (1ª Leitura)
• Dia de Natal: O Senhor descobre o seu santo braço à vista de todas as nações e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus. (1ª Leitura)
Leitor 2: (•Noite de Natal): Manifestou-se a graça de Deus, fonte de salvação para todos os homens.
• Dia de Natal: Muitas vezes e de muitos modos falou Deus antigamente aos nossos pais, pelos Profetas. Nestes dias, que são os últimos, falou-nos por seu Filho. (2ª Leitura)
Leitor 1: (•Noite de Natal): Anuncio-vos uma grande alegria para todo o povo: nasceu-vos hoje, na cidade de David, um Salvador, que é Cristo Senhor.
• Dia de Natal: O Verbo era a luz verdadeira, que, vindo ao mundo, ilumina todo o homem. (Evangelho)
Dirigente/Celebrante: (• Noite de Natal): Oremos. Senhor nosso Deus, que fizestes resplandecer esta santíssima noite com o nascimento de Cristo, verdadeira luz do mundo, concedei-nos que, tendo conhecido na terra o mistério desta luz, possamos gozar no Céu o esplendor da sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
R/ Ámen.
• Dia de Natal: Oremos. Senhor nosso Deus, que de modo admirável criastes o homem e de modo ainda mais admirável o renovastes, fazei que possamos participar na vida divina do vosso Filho que Se dignou assumir a nossa natureza humana. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
R/ Ámen. (Coleta)
A faixa com a frase é colocada na coroa, pendendo da vela “do Natal”.
Cântico:
Ó luz de Deus, ó doce luz,
Que brilhas nas alturas.
Vem com teu brilho e teu fulgor,
Trazer ao mundo o teu calor.
Domingo dentro da OITAVA
29 de dezembro
Festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José
Dirigente/Celebrante: Nestes dias solenes do Natal, Cristo, Sol que nasce das alturas, ilumina e aquece as nossas vidas, a vida do nosso mundo e a das nossas famílias. Ele quis nascer no seio de uma família. Queremos imitá-l’O no seu amor obediente a Maria e a José, e procurar que as nossas famílias sejam como a de Jesus.
Alguém apresenta faixa com frase Ele quis uma família: IMITAI-O
Leitor 1: Quem honra seu pai obtém o perdão dos pecados e quem honra sua mãe acumula um tesouro. (1ª Leitura)
Leitor 2: Reine em vossos corações a paz de Cristo, à qual fostes chamados para formar um só corpo. (2ª Leitura)
Leitor 1: José levantou-se de noite, tomou o Menino e sua Mãe e partiu para o Egito e ficou lá até à morte de Herodes. (Evangelho)
Dirigente/Celebrante: Oremos. Senhor, Pai santo, que na Sagrada Família nos destes um modelo de vida, concedei que, imitando as suas virtudes familiares e o seu espírito de caridade, possamos um dia reunir-nos na vossa casa para gozarmos as alegrias eternas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo.
R/ Ámen. (Coleta)
A faixa com a frase é colocada na coroa, pendendo da vela “do Natal”.
Cântico:
O mundo viu o Salvador,
Nascer humilde e pobre.
Ouviu os anjos proclamar
A paz que os homens vem salvar.
O mundo viu... humilde e pobre.
Domingo da EPIFANIA
05 de janeiro
Dirigente/Celebrante: Com a solenidade da Epifania do Senhor completam-se as solenidades do Natal. Mas a Estrela que levou os Magos até Jesus deve guiar-nos sempre para Ele, todos os dias da nossa vida. Ele manifestou-se a todos os povos. Queremos anunciá-l’O a toda a gente, para que todos O adorem como misericordioso Salvador.
Alguém apresenta a faixa com a frase Ele manifestou-Se: ANUNCIAI-O
Leitor 1: Levanta-te e resplandece, Jerusalém. As nações caminharão à tua luz e os reis ao esplendor da tua aurora. (1ª Leitura)
Leitor 2: Os gentios recebem a mesma herança que os judeus, e participam da mesma promessa, em Cristo Jesus, por meio do Evangelho. (2ª Leitura)
Leitor 1: «Onde está – perguntaram os Magos – o rei dos judeus que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-l’O». (Evangelho)
Dirigente/Celebrante: Oremos. Senhor Deus omnipotente, que neste dia revelastes o vosso Filho Unigénito aos gentios guiados por uma estrela: a nós, que já Vos conhecemos pela fé, levai-nos a contemplar face a face a vossa glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo.
R/ Ámen. (Coleta)
A faixa com a frase é colocada na coroa, pendendo da vela “do Natal”.
Cântico:
O Deus do Céu vem junto a nós,
viver a nossa vida.
Vem das Alturas o Senhor,
manifestar o Seu amor.
O Deus do Céu vem junto a nós,
viver a nossa vida.