Coroa do Advento e Natal
no VIII Centenário do Natal de Greccio
1223-2023
Ambientação:
No espaço apropriado da igreja disponham-se as velas da Coroa do Advento/Natal, devidamente enquadradas no presépio, no qual se deve destacar a imagem do Menino. Preveja-se o lugar onde se vão afixando as letras da palavra “Belém”, em ligação com o dístico “é mais perto por Assis” e a palavra “Greccio”, que devem ser afixados desde o início. O cântico proposto ajudará a fazer a ligação entre Belém e Greccio: “O caminho de Belém é mais perto por Assis.”
Sugere-se que se faça logo a seguir à saudação inicial. A vela poderá vir, já acesa, na procissão de entrada, e ser apresentada à assembleia até ao cântico, sendo então colocada no lugar previsto enquanto se canta. A mesma pessoa, colocada a vela, afixa a letra da palavra “Belém”.
1º DOMINGO DO ADVENTO
Leitor 1: Neste primeiro Domingo do Advento, somos convidados à vigilância, a estarmos atentos à vinda do Senhor, hoje, na nossa vida e na vida do mundo.
Leitor 2: Da 1ª Exortação de São Francisco de Assis: Ó filhos dos homens, até quando haveis de ser de coração duro? Porque não reconheceis a verdade, e acreditais no Filho de Deus? Eis que ele se humilha cada dia, como quando baixou do seu trono real, a tomar carne no seio da Virgem; cada dia vem até nós em aparências de humildade; cada dia desce do seio do Pai, sobre o altar, para as mãos do sacerdote. E assim como aos santos Apóstolos se mostrou em carne verdadeira, assim agora se mostra a nós no pão sacramentado. (Ex 1,14-19)
Afixa-se a letra “B” da palavra “Belém”
Cântico:
Vou fazer, com São Francisco,
Um presépio de verdade,
Com o próprio Jesus Cristo
E os pobres da cidade.
Ref: Com Francisco, Paz e Bem
Leva a toda a gente, e diz:
O caminho de Belém
É mais perto por Assis. (2x)
2º DOMINGO DO ADVENTO
Leitor 1: Neste segundo Domingo do Advento, ouvimos o apelo a preparar o caminho do Senhor, pois, em muitas situações, Jesus ainda não chegou.
Leitor 2: Dizia São Francisco de Assis: «Quero que todos os governadores das cidades, (…) em cada ano, pelo Natal, mandem espalhar trigo ou outros cereais pelos caminhos, para que as aves, e sobretudo as nossas irmãs cotovias, tenham de comer nesta grande solenidade. Gostava também, em homenagem ao Filho de Deus reclinado no presépio pela Virgem Maria, entre o boi e o burro, que toda a gente fosse obrigada a dar uma abonada ração de feno aos irmãos bois e aos irmãos burros, naquela santa noite. Enfim, no dia de Natal deviam todos os pobres saciarem-se à mesa dos ricos». (LP 110)
Afixa-se a letra “E” da palavra “Belém”
Cântico:
Vou levar à gruta fria
Um José, um carpinteiro;
E também a mãe, Maria,
E um menino verdadeiro.
Ref: Com Francisco, Paz e Bem
Leva a toda a gente, e diz:
O caminho de Belém
É mais perto por Assis. (2x)
3º DOMINGO DO ADVENTO
Leitor 1: Neste terceiro Domingo do Advento, surge a questão se João Batista é o Messias que há de vir. Hoje somos convidados a apresentar os sinais de que o Messias já veio.
Leitor 2: Mais do que nenhuma outra festividade, São Francisco de Assis celebrava com inefável alegria o nascimento do Menino Jesus. Conta-nos um dos seus primeiros biógrafos que ele “beijava mentalmente, com esfomeada avidez, as imagens do Menino que o espírito lhe construía, e, d'Ele entranhadamente compadecido, balbuciava palavras de ternura, à maneira das crianças. E o seu nome era para ele como um favo de mel na boca.” (2 C 199)
Afixa-se a letra “L” da palavra “Belém”
Cântico:
Chegará a humilde gente
E um pastor virá trazer
Leite fresco e broa quente
P'ra Jesus que vai nascer.
Ref: Com Francisco, Paz e Bem
Leva a toda a gente, e diz:
O caminho de Belém
É mais perto por Assis. (2x)
4º DOMINGO DO ADVENTO
Leitor 1: Neste quarto domingo do Advento, as leituras dão-nos uma certeza: Jesus nascerá. Com Maria e José dispomo-nos a acolhê-l’O como nosso Salvador.
Leitor 2: Diz São Francisco de Assis, na 2ª Carta a Todos os Fiéis: “O Pai altíssimo, pelo seu arcanjo São Gabriel, anunciou à santa e gloriosa Virgem Maria, que esse Verbo do mesmo Pai, tão digno, tão santo e glorioso, ia descer do céu, a tomar a carne verdadeira da nossa humana fragilidade em nossas entranhas. E sendo Ele mais rico do que tudo, quis, no entanto, com sua Mãe bem-aventurada, escolher vida de pobreza.” (2CF, 4-5). E São Boaventura faz-nos saber que “São Francisco dedicava um amor indizível à Mãe de Jesus, por ter sido ela que nos deu por irmão o Senhor da majestade, e por meio dela termos alcançado misericórdia.” (LM 9,2)
Afixa-se a letra “É” da palavra “Belém”
Cântico:
Na parede vou deixar
Pendurada uma candeia
Para Cristo ver entrar
As crianças desta aldeia.
Ref: Com Francisco, Paz e Bem
Leva a toda a gente, e diz:
O caminho de Belém
É mais perto por Assis. (2x)
NOITE/DIA DE NATAL
Leitor 1: É noite (dia) de Natal. Chegou a hora de celebrar a festa, a festa das festas, como lhe chamava São Francisco de Assis, referindo-se ao Natal. “Hoje nasceu o nosso Salvador, Jesus Cristo, Senhor!” (Salmo resp.). “Hoje manifestou-se a graça de Deus, fonte de salvação para todos!” (2ª leitura). Hoje “o santíssimo Pai do céu, nosso Rei desde a eternidade, mandou lá do alto o seu dileto Filho, e ele nasceu da bem-aventurada Virgem Santa Maria.” (S.Francisco, OP, Sl 15)
Leitor 2: Diz-nos um dos primeiros biógrafos que “o bem-aventurado Francisco festejava com mais solenidade o Natal do que as outras festas do Senhor, porque, dizia, embora nas outras solenidades o Senhor tenha operado a nossa salvação, no dia em que Ele nasceu tivemos a certeza de que íamos ser salvos. Por isso, queria que no dia de Natal todos os cristãos exultassem no Senhor” (LP 110). É esse o convite que o próprio São Francisco nos faz nesta noite (neste dia): “Eis o dia que o Senhor fez; exultemos e alegremo-nos com ele. Porque nos foi dado o santíssimo e dileto Menino, e por nós nasceu durante uma viagem e foi deitado num presépio, por não haver lugar para ele na estalagem.” (S.Francisco, OP, Sl 15)
Afixa-se a letra “M” da palavra “Belém”
Cântico:
Em Belém à meia noite
Noite de tanta alegria -
Nasceu Jesus num presépio,
Filho da Virgem Maria.
Ref: Com Francisco, Paz e Bem
Leva a toda a gente, e diz:
O caminho de Belém
É mais perto por Assis. (2x)