Este é o segundo ano consecutivo que a equipa da Missão Evangelizadora Itinerante (MEI) esteve em Monforte. Desta vez, a missão foi reforçada com a presença do frei Pedro Ferreira, da Fraternidade da Baixa da Banheira, e do frei Luís Leitão, da fraternidade de Lisboa. Colaboraram, ainda, a irmã Comboniana Rosineide e a irmã Maria Teresa, das Servas da Sagrada Família.

O motivo principal foi a preparação da visita pastoral do Sr. Arcebispo de Évora, Dom Francisco José Senra Coelho, às paróquias do conselho de Monforte.

As irmãs de São José de Cluny, as irmãs Doroteias e as irmãs da Fraternidade Arca de Maria prepararam o “terreno”, visitando as famílias casa a casa.

Neste imenso Alentejo, tão verde, nesta época, como no Minho, os sinos não tocam apenas para avisar o povo que faleceu alguém; tocou, também, para chamar os cristãos que se propuseram a ouvir o frei Pedro Ferreira, na paróquia de Vaiamonte, e o frei José Luís, na paróquia de Santo Aleixo. Ambos orientaram o Curso Bíblico Base e o frei Manuel Arantes orientou um curso sobre o Evangelho de São Mateus, na paróquia de Monforte.

A visita a escolas do Primeiro Ciclo e Jardins de infância foram animadas por nós e pelo Dom Francisco. A viola fez-se ouvir nestas instituições e o acordeão nos Lares de Idosos, sempre pelas mãos do frei Luís Leitão.

Um outro motivo desta missão foi a presença da ‘imagem peregrina’ de Nossa Senhora da Conceição, de Vila Viçosa, que durante a semana esteve na igreja paroquial de Vaiamonte. No domingo, dia 2, na Eucaristia a que presidiu, Dom Francisco lembrou, entre muitas outras exortações, que a sua principal missão, na visita pastoral, que decorrerá até final de maio, é confirmar na fé os cristãos da sua arquidiocese.

Próximos Eventos

Em Destaque