A convite da Fraternidade de Tavira da Ordem Franciscana Secular (OFS), decorreu uma semana de Missão Evangelizadora Itinerante (MEI), de 18 a 24 de Novembro.

A iniciativa foi dinamizada pelos Franciscanos Capuchinhos, nomeadamente pelos irmãos que constituem a Equipa MEI (Fr. José Luís, Fr. Manuel Arantes e Fr. Fernando Alberto), aos quais se juntou o Fr. Luís Leitão no fim-de-semana.

Constou de um curso de formação bíblica, nas noites de segunda a sexta-feira, na Igreja de São Francisco, orientado pelo Fr. Manuel Arantes, sobre o evangelista São Mateus. Procurou situar o evangelista no conjunto geral da Bíblia e em particular do Novo Testamento e acentuar as ideias de força, o estilo literário e a teologia do autor, de modo a encontrar pistas práticas para a vida dos cristãos. Deste modo, tornou-se uma boa ajuda para a escuta orante deste Evangelho nas celebrações ao longo do novo ano litúrgico que se aproxima, no qual será lido o Evangelho escrito por São Mateus.

Para além desta formação bíblica, o programa constou também de momentos de oração e celebração, encontros com as crianças e adolescentes da catequese e com os grupos de jovens, e ainda visitas a instituições e a doentes e idosos nas suas casas. A presença dos missionários foi muito apreciada pelos utentes e funcionários dos dois lares da Santa Casa da Misericórdia, o Lar de Santa Maria e o Centro Intergeracional (da Paróquia), o Centro de Dia “Ancora” (de Santa Luzia), e o Lar “Sol e Mar” (na paróquia da Conceição).

Nos momentos de oração e celebração propostos contam-se a oração litúrgica de Laudes e Vésperas e a celebração da Eucaristia, na Igreja de São Francisco. Também nos lares visitados se fez a celebração da Eucaristia, antecedida ou seguida de algum breve momento de animação. Nestes momentos de oração e celebração, os missionários ofereceram ainda a sua disponibilidade para a celebração do sacramento da Reconciliação.

No sábado, os missionários juntaram-se a um grupo razoável de participantes, num momento de oração de Taizé, muito bem preparado e orientado pelo grupo da paróquia de Tavira.

Na manhã e tarde de Domingo, na Igreja de São Francisco, promoveu-se uma jornada franciscana de oração, reflexão e convívio. A manhã foi orientada pelo Fr. Luís Leitão, e a tarde pelo Fr. José Henriques, OFM, assistente espiritual da Fraternidade Franciscana Secular de Tavira. Para além dos Irmãos e Irmãs da OFS de Tavira, participaram também alguns Irmãos e Irmãs das Fraternidades da OFS de Loulé e Faro.

O encerramento de toda esta atividade aconteceu no domingo, dia 24, com a participação nas eucaristias dominicais, nas quais se procurou dar o devido destaque à Bíblia e à sua importância na vida dos cristãos. A procissão com a Bíblia pelas ruas da cidade, desde a Igreja de São Francisco, atravessando o rio Gilão até à Igreja do Carmo, onde se celebrou a Eucaristia final, suscitou muita curiosidade da parte de quem se encontrava ao longo do caminho e terá deixado em muitos o testemunho público do amor à Palavra de Deus e da sua importância para a vida dos cristãos e para a vida do mundo.

 

* Frei Fernando Alberto escreveu esta notícia com base na notícia publicada no Jornal da Diocese do Algarve,
“Folha do Domingo”, 22 Novembro, pág. 12