No dia 12 de Dezembro, a Faculdade de Teologia, da Universidade Católica do Porto, promoveu a apresentação de mais um volume da obra do frei Herculano Alves sobre a Bíblia em Portugal, desta vez o IV volume intitulado “A Bíblia de João Ferreira Annes d’Almeida e Catálogo das suas Obras Bíblicas”.
Na mesa estavam, para além do frei Herculano, o Prof. Doutor José Carlos Silva Carvalho, que fez a apresentação do livro, e o Prof. Doutor Adélio Fernando Abreu, que presidiu à sessão. Na assistência estavam alguns irmãos capuchinhos, alunos da UCP e leigos que apreciam o imenso e valioso trabalho bíblico desenvolvido pelo frei Herculano.

O Dr. José Carlos, ao apresentar este IV Volume, salientou o trabalho pormenorizado e o grande valor deste volume de Fr. Herculano Alves para compreender a importância da pessoa e da obra de João Ferreira Annes d’Almeida na divulgação e leitura orante da Bíblia em língua portuguesa, particularmente na atividade missionária e evangelizadora em terras asiáticas. Foi depois dada a palavra ao frei Herculano Alves. Nas breves palavras que proferiu, disse, em tom de graça, que a ele, Fr. Herculano, se devem sobretudo duas descobertas em relação ao grande homem que foi João Ferreira de Almeida: a do “A”, abreviatura do apelido “Annes”; e a do “B”, referindo-se ao novo testamento, muitas vezes referido, e que ele, Fr. Herculano, encontrou nas suas pesquisas entre livros cobertos de poeira.

Seguiu-se um breve tempo de perguntas e diálogo, no qual foi reforçada a importância da Bíblia de João Ferreira Annes d’Almeida, pelo facto de ter sido a primeira tradução da Bíblia em português.

Por fim, encerrada a sessão, o Fr. Herculano dispôs-se a autografar este volume para as pessoas que o quiseram adquirir. Não sem antes lembrar que “autografar um livro é estragá-lo”.

Felicitamos o Fr. Herculano por mais este fruto do seu trabalho hercúleo e inédito em Portugal sobre a Bíblia. E ficamos à espera do volume V e dos outros que compõem esta obra de valor incalculável para o estudo da Bíblia no nosso país.