O Movimento Nacional de Dinamização Bíblica promoveu, de 27 a 31 de agosto, mais uma Semana Bíblica Nacional, a 45ª, com o seguinte tema: A VOCAÇÃO – Da Bíblia para a Vida.
A abertura aconteceu, como de costume, no dia 27 de agosto, pelas 18,30, com umas palavras de saudação franciscana pelo frei António Martins, Ministro Provincial dos Franciscanos Capuchinhos, seguindo-se a apresentação da semana pelo frei Manuel Arantes, secretário-geral do Movimento Bíblico. Depois da apresentação, o frei Manuel Rito Dias, presenteou-nos com um pequeno vídeo, muito apreciado por todos os participantes. E o dia terminou com uma oração, orientada pela Equipa de Liturgia.
O dia 28 foi todo sobre a vocação no Antigo Testamento, com os seguintes temas: A palavra Vocação na Bíblia pelo frei Herculano Alves; o ser humano, um ser vocacionado pela doutora Margarida Cordo que nos falou desde a sua casa, através de vídeo-conferência, porque na véspera tinha sofrido um acidente que a deixou muito debilitada.
Às 15,00, foi a vez do frei João Lourenço nos falar da vocação de Abraão e o doutor Armindo Vaz falar da vocação de Amós; seguindo-se a Eucaristia, presidida pelo mesmo orador doutor Armindo Vaz.
O dia 29, terça-feira, foi centrado sobre a vocação no Novo Testamento. Na parte da manhã, o doutor José Carlos Carvalho, desenvolveu o tema: “Jesus de Nazaré, o grande vocacionado e o D. António Couto fez a exegese de alguns textos bíblicos vocacionais dos Evangelhos.
Na parte da tarde, às 15,00, foi a vez do D. Francisco Senra, arcebispo de Évora, nos falar de S. Paulo e a vocação missionária; e às 16,45 o doutor Timóteo Cavaco, da Igreja protestante Evangélica, nos apresentar uma bela reflexão, sobre os ministérios das mulheres nas primeiras comunidades cristãs. Esse dia terminou com a Eucaristia presidida pelo D. Francisco Senra, que na homilia nos ajudou a compreender a importância da vocação de S. João Batista na vida de Jesus.
No dia 30, a Irmã Núria Frau, às 09,30, com a sua palavra apaixonada, galvanizou a assembleia apresentando o tema que lhe foi pedido: “O Batismo, fundamento de todas as vocações e o lugar das vocações específicas na Igreja de hoje; e às 11,30 foi a vez da doutora Eugénia Abrantes nos ajudar a perceber, a partir da Sagrada Escritura o que significa servir, com o tema “chamados para servir”,
A tarde desse dia 30 foi quase toda ela ocupada com um painel de testemunhos vocacionais: a Irmã Fernanda Pereira Martins, ajudada por um pequeno pp, ajudou os participantes a acompanhá-la na sua viagem vocacional, desde os Agunchos, Cerva, passando pelo Brasil, onde viveu como missionária a sua melhor Juventude, tratando doentes, com HIV e servindo crianças pobres, até à sua nova missão paroquial em Vila de Rei, Castelo Branco, onde atualmente vive. O António José (Tozé) da Paróquia do Ameal, Porto, falou-nos da sua vocação batismal e da sua alegria em servir a Comunidade cristã do Ameal, ajudando os jovens a encontrar-se com Cristo e animando as assembleias eucarísticas com a música. O Tomás Virtuoso, um jovem muito empenhado, desde criança, na vida da Igreja, fez parte de uma equipa de Nossa Senhora; participou no sínodo dos bispos sobre os jovens com mais dois colegas portugueses; e agora é seminarista no seminário dos Olivais, já no no 4º ano de teologia, e quer ser ordenado sacerdote para servir melhor a Igreja; já participou em muitas atividades missionárias da Igreja, entre elas “Missão País” como os padres Jesuítas, durante vários anos. Deixou-nos um belo testemunho do seu amor a Cristo e à Igreja.
Para terminar a semana, a Irmã Sara Renca, da Congregação das irmãs Franciscanas de Maria, falou-nos, na quinta-feira, às 09,30, sobre “Maria, a grande vocacionada para ser Virgem e Mãe e modelo de todas as vocações”. Uma linda e profunda reflexão sobre a Mãe de Jesus e da Igreja.
Esta foi a 45ª Semana Bíblica Nacional. Muitas mais coisas boas aconteceram. Tudo será publicado mais tarde na Revista Bíblica série científica, em novembro de 2023, que pode ser pedido à Difusora Bíblica.