Os Franciscanos Capuchinhos em Portugal vão realizar a Semana Bíblica Nacional (SBN) 2024, este ano intitulada ‘O Evangelho da Esperança’, de 25 a 29 de agosto, no seu Centro Bíblico, em Fátima.

A 46.ª Semana Bíblica Nacional dinamizada pela Província Portuguesa da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos começa, após ensaio e hino desta iniciativa, com a saudação do responsável (18h45) pela ordem religiosa em Portugal, frei António da Silva Martins, às 18h45, do dia 25 de agosto, seguindo-se a apresentação desta iniciativa, pelo secretário-geral do Movimento Nacional de Dinamização Bíblica (MDB), e a apresentação da ‘Esperança na Bíblia e na Vida’, pelo frei Manuel Rito Dias.

‘A Esperança no Antigo Testamento’, é que dá o mote para as conferências que vão ser apresentadas na segunda-feira, 26 de agosto, que conta com intervenções de frei Herculano Alves (Capuchinho), frei Armindo Vaz (Carmelita Descalço) e frei João Lourenço (Franciscano) e encerra com o bispo de Lamego, D. António Couto, que vai refletir sobre ‘Jeremias, o profeta das crises e da esperança. «Que vês, Jeremias?»… «Vejo um ramo de amendoeira» (Jr 1,11)’.

A 46.ª SBN, no terceiro dia, centra a temática da esperança no Novo Testamento, e começa, às 09h30, com a com a Eucaristia e homenagem ao biblista José Carlos Carvalho, o professor de Sagrada Escritura na Faculdade de Teologia da UCP Porto, conferencista habitual da Semana Bíblica Nacional, faleceu no dia 20 de maio.

Segundo o programa deste dia 27 de agosto, nas conferências, frei Rui Santiago (Redentorista) vai falar sobre o Evangelista Lucas, o arcebispo de Évora, D. Francisco Senra, dos Atos dos Apóstolos – ‘Igreja perseguida, Igreja renascida’, e Eugénia Abrantes (Instituto Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização) do “Alegres na Esperança” (Rm 12,12).

Os dois últimos dias de Semana Bíblica Nacional 2024, 28 e 29 de agosto, são dedicados à ‘esperança na vida da Igreja’ e “para o mundo”, respetivamente.

A 28 de agosto, o bispo de Setúbal, D. Américo Aguiar, apresenta ‘o Sínodo e as esperanças de uma Igreja Sinodal’, o professor João Duque ‘as crises da Igreja, esperanças de nova vida’ e a psicóloga Margarida Cordo o ‘Apocalipse, o livro da esperança da humanidade”; no dia seguinte a 46.ª SBN encerra com a Eucaristia solene, após a última conferência, com a irmã Sara Renca, religiosa Franciscana Missionária de Maria, sobre ‘Maria, mãe da Esperança para todos’

 

20240825 semana biblica programa

Últimas notícias