O Evangelho da Vida foi o tema da 43ª Semana Bíblica Nacional que decorreu no Centro Bíblico dos Capuchinhos em Fátima de 22 a 26 de Agosto. Em boa hora os Franciscanos Missionários Capuchinhos decidiram dar continuidade a este espaço privilegiado de formação e estudo bíblico, interrompido no ano 2020 pelos motivos que todos conhecemos. Nela participaram 75 pessoas, vindas de diversos pontos do país, todas unidas pelo desejo de maior conhecimento da Palavra de Deus.

A Semana começou às 18,30 h do dia 22, com a apresentação solene da Bíblia, seguida de uma palavra de saudação do Frei António Martins, ministro Provincial dos Franciscanos Capuchinhos, e da apresentação da Semana, pelo Frei Manuel Arantes, secretário da Semana. Este primeiro momento foi concluído com uma introdução aos temas a serem desenvolvidos, com o Power Point “A Vida e a Bíblia”.

A temática desta Semana abrangeu um campo bastante vasto de temas, os bíblicos, em primeiro lugar, mas também os das ciências da vida. São muitos os actuais atentados contra a vida, tanto a humana como a do Planeta que habitamos. A emergência climática é um dos temas que tem estado na ordem do dia nos últimos tempos, evidenciando a urgência de uma mudança de rumo. Paradoxalmente, ao mesmo tempo que todos lamentamos o número de mortes provocadas por esta pandemia, discutem-se e aprovam-se leis iníquas que atentam contra a vida humana. De tudo isto se falou durante esta Semana. Já se vê que a actualidade da temática escolhida não podia ser maior, pois face à cultura de morte na qual estamos imersos, urge promover uma cultura da vida, a que tem como fonte única e inesgotável Deus, que a todos quer fazer participar da plenitude da sua Vida.