A 2 de fevereiro de 2023, Dia Mundial da Vida Consagrada, uma nova fraternidade capuchinha foi fundada no país mais jovem do mundo, o Sudão do Sul.
Esta missão, assumida pela Província de Cracóvia, após um longo discernimento e tendo recebido permissão do Ministro Geral, começou com três irmãos: o Frei Robert Wieczorek, que durante 25 anos trabalhou na República Centro Africana, o Frei Artur Ziarek, missionário há muitos anos no Chade, e o Frei Augustyn Chwałek, no início da sua experiência missionária.
A fraternidade instalou-se na cidade de Bentiu, situada no norte do Sudão do Sul. É uma zona muito pobre, que viu as suas principais infraestruturas destruídas ao longo da última década por causa da guerra.
A população é predominantemente católica e muitos ainda vivem em campos de refugiados. A língua principal é o Noer, mas algumas pessoas também falam árabe sudanês e, menos, o inglês. A diocese que servimos é a de Malakal, cujo bispo, Monsenhor Stephen Nyodho Ador, nos convidou e, por enquanto, nos propôs este lugar.
O Frei Marek Miszczyński, Ministro Provincial de Cracóvia, e o Frei Jerzy Steliga, Secretário das Missões, estiveram presentes na inauguração.
Agradecemos à Província de Cracóvia pelo seu testemunho e espírito missionário. Os irmãos dessa Província estão presentes noutros países africanos, tais como a África Central, Chade, Gabão e Argélia.
Desejamos a esta nova fraternidade que, vivendo os nossos valores franciscano-capuchinhos, possam colaborar no crescimento do Reino de Deus naquele lugar tão necessitado de diálogo, reconciliação e paz.
Com esta nova missão, os irmãos Capuchinhos estão presentes no mundo em 113 nações.