Em 2003, os Franciscanos Capuchinhos iniciaram uma aventura missionária em Timor-Leste, com a ida dos primeiros missionários portugueses para Laleia. Não tardou a sentir-se a necessidade de iniciar uma nova presença em Dili, depois transferida para Tibar.

Graças à ajuda e generosidade sua e de muitas pessoas, a presença capuchinha em Timor-Leste não parou de crescer, e “haburas hela” (está EM CRESCIMENTO). Por isso, o Fr. Miguel Grilo, atual responsável por esta presença missionária, dá-nos conta deste crescimento e deixa-nos um apelo:

«Durante os últimos 16 anos os Capuchinhos da Provincia Portuguesa, com a colaboração de outras Províncias, bem como de muitos benfeitores, foi ajudando o povo de Timor-Leste com diversos projectos e iniciativas de desenvolvimento na região. Tal pode-se confirmar através dos frutos que daí foram brotando ao longo dos anos. No entanto, e porque a principal missão dos Capuchinhos em Timor sempre foi a “Implantatio Ordinis”, a maior alegria que podemos experimentar hoje, após 16 anos de presença, é o podermos sentir a presença Capuchinha neste lugar a crescer esponencialmente, com inúmeras novas vocações e vários irmãos a fazer a sua profissão perpétua. Neste momento a presença capuchinha em Timor-Leste conta com 8 Noviços, 15 irmãos de votos temporários e 12 de votos perpétuos. Ou seja, um total de 35 irmãos Capuchinhos. Esta feliz realidade reforça a necessidade de se abrir uma nova fraternidade, que possa eventualmente vir a ser no futuro a nova casa de Noviciado.»

Assim, a quantia angariada nas MISSÕES CAPUCHINHAS deste ano (nos dias 18 e 19 de janeiro) destina-se a criar um fundo que ajude a fazer face aos primeiros encargos duma nova fraternidade capuchinha em Timor-Leste.

Faça-nos chegar a sua oferta no próximo domingo (nas igrejas dos Capuchinhos de Barcelos, Amial, Gondomar, Benfica e Baixa-da-Banheira) ou por transferência bancária. Se fizer a sua oferta por transferência bancária e desejar recibo para efeitos de IRS, envie-nos um email - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. - com o comprovativo da transferência, o seu nome, endereço, telefone e número de contribuinte.

20200113 conta bpi missoes

Em nome da Província Portuguesa dos Capuchinhos, responsável por esta aventura missionária, e de todos os que vão beneficiar da sua ajuda, o nosso BEM HAJA.

 

Frei Fernando Alberto
(ministro provincial)

Próximos Eventos

Em Destaque