Nos dias 3 e 4 de outubro, os Antigos Alunos Capuchinhos em Timor-Leste, juntaram-se aos Irmãos Capuchinhos da Fraternidade de Laleia e aos paroquianos para a celebração da Solenidade do Seráfico Pai São Francisco de Assis. Várias congregações franciscanas de Vemasse, Baucau e Lautém também se juntaram a esta celebração.

O trânsito de São Francisco, no dia 3, foi celebrado pelas 20h00, e, no final, o frei Miguel Grilo apresentou uma reflexão onde relembrou os participantes sobre a necessidade de projetar a vida contando com Jesus e Deus Pai como Francisco fez no seu tempo.

No dia seguinte, pelas 16h30, houve a celebração da Santa Missa, presidida pelo frei Crispim. Na sua homilia, procurou descrever a figura de São Francisco a partir de três palavras-chave: simplicidade, fidelidade e martírio (sacrifício).

Após a Eucaristia, o Sr. Domingos, um dos Liurais (antigos reis) de Laleia, em representação dos paroquianos, manifestou um grande orgulho e apreço pelo empenho, dedicação e obra dos frades Capuchinhos para a consolidação da fé cristã naquela terra.

Por sua vez, o Sr. Dinis, Vice-Presidente da Associação dos Antigos Alunos Capuchinhos em Timor-Leste, deu os parabéns aos Irmãos e a toda a Família Franciscana por todo o trabalho de evangelização e expansão do carisma franciscano em Timor-Leste.

A festa contou ainda com música e dança tradicional após o jantar de confraternização.