“Ao entardecer…” é o nome do novo ciclo de Conferências Missionárias promovido pelos IMAG (Institutos Missionários Ad Gentes) e pelos ANIMAG (Animadores dos IMAG). O ciclo irá decorrer nos meses de Janeiro, Abril e Julho. De acordo com os responsáveis, "foi pensado como espaço de reflexão e acção aberto a todos que desejem (re)pensar a missão nestes tempos de pandemia, nas áreas da saúde, da solidariedade social e da arte".

A próxima conferência, sob o tema «A "cultura do encontro"!... no coração da Missão!» é já na próxima quinta-feira dia 29 de abril 2021, às 21h, via zoom. Teremos duas oradoras que vão enriquecer e preencher a conferência missionária de abril. A primeira oradora é a Dra. Cátia Tuna, Professora da Universidade Católica de Lisboa, que nos vai lançar desafios sobre o tema. É, como nos diz o papa Francisco, "um convite a trabalhar pela «cultura do encontro» de modo simples, «como fez Jesus»: não só vendo mas olhando, não apenas ouvindo mas escutando, não só cruzando-se com as pessoas mas detendo-se com elas (...) deixando-se arrebatar pela compaixão."

A segunda oradora é a Dra. Rita Brito, Coordenadora do projeto Portugal ComVidas, que vai dar testemunho de como fizeram da pandemia, terra e tempo de missão, vivendo a cultura do encontro real e concreta no cuidado e aproximação dos que mais precisavam. O ComVidas constrói pontes entre os jovens e as instituições de apoio aos idosos que se encontram em necessidade.

Para concluir, teremos connosco o Padre Claudino Gomes, Missionário Comboniano a viver uma situação de conflito em Butembo, no Leste do Congo, partilhando notas de encontro e permanência, de entardecer e do amanhecer da esperança.

As conferências acontecem sempre às 21h00, via Zoom, mediante inscrição prévia.