No dia 1 de fevereiro de 2020, na sala de conferências do Centro Nacional do Emprego e Formação Profissional (CNEFP), em Tíbar, realizou-se uma reunião dos Antigos Alunos Capuchinhos, em ordem a estabelecer formalmente a Associação dos Antigos Alunos Capuchinhos em Timor-Leste (AAAC-TL). O encontro contou com a presença do frei Yohannes Hamdi e de outros irmãos Capuchinhos da fraternidade de Tíbar.

A cerimónia de abertura oficial iniciou-se com as breves palavras dos senhores Tobias de Sousa e Deniz Araújo, dirigentes do Comité Preparativo. Saudaram os frades e associados presentes e sublinharam a importância do estabelecimento de uma “rede” de antigos alunos Capuchinhos. Por fim, pediram a participação máxima dos antigos alunos, e o conselho dos frades presentes, nos trabalhos em vista da elaboração e aprovação dos estatutos, projetos de deliberação e eleição da direção fundadora da associação. Por sua vez, o frei John Nahaten, na sua intervenção de abertura, convidou os antigos alunos a darem-se as mãos, a compartilharem o seu conhecimento e experiência e a trocar informações e insights na formulação da estratégia e visão desta organização. Recordou ainda o facto de esta iniciativa ter recebido todo o apoio do frei Fernando Alberto, Ministro Provincial.

O projeto de estatutos elaborado foi aprovado por unanimidade pelos associados presentes. A Associação deliberou ainda que se faça um plano estratégico para a Associação e a definição de regras complementares que regulem as quotas, os símbolos da Associação, e a participação nas atividades e programas dos Capuchinhos e da família franciscana a nível nacional, regional e mundial.

Por fim, aprovou ainda a lista única, liderada pelo Sr. Tobias de Sousa, como Presidente da Direção Fundadora da AAAC-TL, até a primeira Assembleia Geral a realizar no próximo ano. E deliberou o plano para a tomada de posse da direção, que se deverá realizar brevemente, em Laleia, integrada no programa de lançamento da Associação e de Ecologia, e com a presença dos Ministros Provinciais de Portugal e de Pontianak e de um Conselheiro Geral.

O encontro terminou com a celebração da Eucaristia, presidida pelo frei Yohannes Hamdi, na capela da fraternidade dos Capuchinhos, em Tíbar. Na homilia, frei Hamdi lembrou os antigos alunos, de que estes devem procurar ser fiéis na sua relação com Deus Pai e sérios no exercício das suas atividades profissionais.

O evento terminou com um churrasco de confraternização e dança tradicional com a participação dos antigos alunos e dos Irmãos da fraternidade.

Próximos Eventos

Em Destaque