A visita pastoral à Ordem Franciscana Secular “é um momento privilegiado de comunhão entre a Primeira Ordem e a TOR” (Constituições Gerais da OFS, Art. 95,1).

Desta vez, coube ao Ministro Geral, frei Roberto Genuin, OFMCap, efetuar a visita pastoral ao Conselho de Presidência da OFS (28 de outubro – 2 de novembro de 2019) em nome da Conferência dos Ministros Gerais da Primeira Ordem Franciscana e da TOR.

Esta visita acontece 6 anos após a anterior, feita por frei Michael Higgins, TOR, em 2012. Foi solicitada pelo Ministro Geral da OFS, Tibor Kauser, segundo a Regra e as Constituições Gerais da OFS, “para favorecer a fidelidade ao carisma e a observância da Regra e para se ter maiores auxílios na vida da Fraternidade” (Regra OFS).

Na primeira parte da visita pastoral, realizada no Colégio Seraphicum, frei Roberto escutou individualmente os membros da Presidência, e compartilhou momentos de trabalho com todo o Conselho. Por fim, dedicou um dia à visita ao Secretariado do CIOFS, na Via Vittorio Putti, 4.

Segundo as Constituições Gerais da OFS, a visita é feita também em nome da Igreja e “serve para garantir e promover a observância da Regra e das Constituições e a fidelidade ao carisma franciscano” (Constituições Gerais da OFS, 95.1).

Portanto, é um momento particularmente significativo para a Ordem Franciscana Secular.

Próximos Eventos

Mais lidos

  • Semana

  • Mês

  • Todos