O santuário romano de São Salvador em Lauro está a viver o tempo da Quaresma de um modo especial, ao acolher os fragmentos do Pobrezinho de Assis: as relíquias ficam expostos até ao próximo domingo, dia 24 de março. Em abril será a vez da relíquia do santo português, Santo António.
Uma ampola com fragmentos do corpo de São Francisco e um antigo relicário com o hábito do Pobrezinho de Assis. As duas preciosas relíquias da basílica dos Santos Doze Apóstolos e da igreja santuário de São Francisco a Ripa estarão em exposição no santuário de São Salvador em Lauro, em Roma, até dia 24 de março.
Meditar sobre a Paixão com São Francisco
Por ocasião do oitavo centenário dos estigmas do santo, o padroeiro da Itália foi colocado no centro de uma série de iniciativas planeadas pelo santuário para meditar sobre a Paixão de Cristo em vista da Semana Santa. Os exercícios espirituais para o povo, conforme comunicado à imprensa, serão pregados pelo estudioso bíblico monsenhor Carmine Pellegrino todas as tardes, de 17 a 20 de março, às 17h (hora italiana), enquanto à noite o monsenhor Daniele Libanori pregará os exercícios espirituais para os sacerdotes.
O programa
Na tarde de sexta-feira, 22 de março, haverá uma apresentação do Stabat Mater de Giovanni Battista Pergolesi, seguida de uma missa solene presidida pelo cardeal Gianfranco Ravasi. No sábado, dia 23 de março, novamente em São Salvador em Lauro, será realizada a recordação mensal do Padre Pio, que terminará às 18h com a missa presidida pelo cardeal Mario Grech, secretário geral do Sínodo dos Bispos. O momento final será a Eucaristia celebrada pelo cardeal Angelo Comastri na tarde do Domingo de Ramos, dia 24 de março, com a veneração das relíquias.
Em abril, as relíquias de Santo António
Também no Santuário de São Salvador em Lauro, mas em abril, de 22 a 28, chegarão as relíquias de Santo António da Basílica de Pádua. As iniciativas são uma forma de celebrar o aniversário dos 200 anos do santuário e rezar pela paz com a intercessão dos dois importantes santos.