Francisco de Assis (1182-1226) é um dos personagens mais conhecidos do Medievo e seguramente o santo mais estudado pela historiografia, mas esta, historicamente, privilegiou conhecer o assisense através de suas vitae, textos hagiográficos que disputaram a construção da sua imagem e da autoconsciência franciscana. A renovação dos estudos sobre Francisco no último século gerou também um maior interesse pelos seus escritos, enquanto objetos de estudo de sua vida, mas também de história da própria Ordem como custódios e agentes de memória.
Luca Wadding (1588-1657), erudito historiador franciscano, publicou em 1635 seu Opuscula Beati Patris Francisci Assisiatis, uma coletânea de mais de 100 textos cuja autoria creditava-se a Francisco. Pouco a pouco as publicações impressas uniformizaram as diferentes redações dos seus escritos, eliminando a heterogeneidade própria das obras medievais. Submetidos a uma exigente crítica textual e análise linguística, hoje são reconhecidos como seus pouco mais de 30 textos - um número importante para um personagem que se considerava ignorans et idiota.
O Laboratório de Teoria e História das Imagens Medievais - USP, em parceria com o Dottorato di Ricerca in Storia, Antropologia Religioni - Sapienza Università di Roma, Scuola Superiore di Studi Medievali e Francescani - Pontificia Università Antonianum, Instituto Teológico Franciscano, Programa de Estudos Medievais - UFRJ e a Universidade São Francisco, organizam o ciclo de palestras "FRANCISCO DE ASSIS: Escritos e História", encontros mensais para discutir, do ponto de vista histórico, a formação, a exegese e a herança do corpus de escritos de Francisco de Assis.
Os encontros serão online, sempre no último sábado de cada mês (13h-15h de Portugal Continental).
Programa
- 25/Março: FRANCISCO AUTOR E OS SEUS ESCRITOS (Marco Guida)
- 29/Abril: OS AUTÓGRAFOS DE FRANCISCO: ENTRE TEXTOS, IMAGENS E RELÍQUIAS (André Pelegrinelli)
- 27/Maio: ESCRITOS DE ORAÇÃO: UMA NOVA DESCOBERTA (Aleksander Horowski)
- 24/Junho: AS REGRAS FRANCISCANAS E O TEMA DA AUTORIDADE (Pietro Maranesi)
- 29/Julho: O PROBLEMA DO “DEPOIS”: O TESTAMENTO E OS TESTAMENTOS DE FRANCISCO (Alfonso Marini)
- 26/Agosto: MESA REDONDA: FRANCISCO EM PORTUGUÊS (Andreia Cristina Lopes Frazão da Silva; Celso Márcio Teixeira; Thiago Maerki)
- 30/Setembro: OS APÓCRIFOS FRANCISCANOS: DOS MANUSCRITOS À WEB (Daniele Solvi)