A Família Franciscana Portuguesa dinamizou a sua peregrinação ao Santuário de Fátima, com o tema “Fraternidade Aberta em Caminhada Sinodal”, este sábado e domingo, dias 1 e 2 de outubro.
O programa da 49ª Peregrinação da Família Franciscana Portuguesa começou pelas 11h, com a Via-Sacra em direção ao Calvário Húngaro.
Depois, da parte da tarde, no Centro Pastoral Paulo VI, procedeu-se ao acolhimento das várias fraternidades e movimentos, animados pelo irmão Rui Silva, Ministro Nacional da OFS, pela irmã Ana Catarina, Animadora Fraterna da Jufra e pelo Frei Luís Leitão, Assistente Nacional da OFS.
Pelas 15h, o Presidente da Família Franciscana Portuguesa e Ministro Provincial da Ordem dos Frades Menores, Frei Fernando Mota, fez uma saudação a todos os presentes. O Frei Manuel Rito Dias, atual Diretor do Centro de Franciscanismo, e o Ministro Provincial dos Frades Menores Capuchinhos, o Frei António Martins, também deram umas breves palavras ao auditório.
Seguiu-se depois, a apresentação de uma Cantata Musical, promovida pelas Irmãs Clarissas de Monte Real.
A Irmã Maria Amélia Costa, CONFHIC, proferiu uma Conferência sobre a Fraternidade aberta em caminhada sinodal, apontando alguns pontos sobre este caminho, assim como para a preparação das JMJ 2023, em Lisboa.
A Eucaristia do encontro realizou-se pelas 18h, na Basílica da Santíssima Trindade, presidida pelo Cardeal D. António Marto, bispo emérito de Leiria-Fátima.
À noite, depois da Recitação do Rosário e Procissão de Velas, realizou-se uma Vigília de Oração, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, orientada pelos Irmãozinhos de S. Francisco de Assis.
No domingo, dia 2, a Peregrinação, começou com a Recitação do Rosário, às 10h, e terminou depois com a celebração da Eucaristia no recinto do Santuário.
Das nossas comunidades, estiveram presentes as Fraternidades da OFS e da Jufra de Barcelos, acompanhadas pelo Frei Ricardo Pinto; de Gondomar, estiveram presentes as Fraternidades da OFS e da Jufra, fazendo-se acompanhar pelo Frei José Maria; do Porto esteve presente a Fraternidade da OFS, acompanhada pelo Frei Miguel Grilo. A Fraternidade da OFS da Baixa da Banheira, também marcou presença nesta Peregrinação.