No fim de semana de 05 e 06 de outubro de 2024, decorreu, em Fátima, a 51ª Peregrinação Franciscana da Família Portuguesa. O lema deste ano, “Das feridas à vida nova”, insere-se no âmbito da celebração do Centenário dos 800 anos dos estigmas de São Francisco de Assis.
O encontro teve início às 10h30 de sábado, com a Via Sacra em direção ao Calvário Húngaro.
Após o almoço, tiveram lugar as atividades no Centro Pastoral Paulo VI. Pelas 14h30, o Irmão Ricardo e o Irmão José Domingos de S. Francisco de Assis - FISFA, e o Frei Luís Leitão, OFMCap, assistente nacional da Ordem Franciscana Secular, animaram o auditório com músicas franciscanas. Seguiu-se depois a Saudação do Ministro Provincial dos Capuchinhos, Frei António da Silva Martins. Destacou a vida do Frei Fernando Mota, OFM, Presidente da FFP, falecido no passado dia 4 de setembro, assim como alguns pontos da espiritualidade franciscana. O Irmão Rui Silva, Ministro Nacional da OFS de Portugal, também dirigiu umas belas palavras a todos os presentes.
Houve um momento celebrativo de oração orientado pelo Frei António Martins. Logo depois, o Frei Manuel Rito Dias, OFMCap, diretor do Centro de Franciscanismo de Portugal, deixou-nos também o seu testemunho e saboreou-nos com uma bela apresentação do Cântico das Criaturas em homenagem fraterna ao Frei Fernando Mota. Na segunda parte desta apresentação, também se sublinhou os estigmas de São Francisco e os estigmas do nosso tempo, assim como a importância dos franciscanos e das franciscanas no mundo de hoje.
O encontro terminou com um alegre momento musical e de alguma dança, onde os jovens foram chamados ao palco para testemunharem esta alegria de ser franciscanos na Igreja.
Já no final, todos os presentes dirigiram-se em procissão para a Basílica da Santíssima Trindade. Aqui, foi celebrada a Eucaristia Vespertina do XXVII Domingo do Tempo Comum, presidida pelo Cardeal-emérito de Lisboa, D. Manuel Clemente, onde se rezou pelo sufrágio do nosso irmão Frei Fernando Mota.
O programa de sábado terminou com a recitação do Terço na Capelinha das Aparições e com a procissão de velas. Seguiu-se, noite dentro, uma bela Vigília de Oração com Adoração ao Santíssimo Sacramento, orientada pelos Irmãozinhos de São Francisco de Assis – FISFA.
No domingo, dia 6, pelas 10h00, rezou-se o Santo Rosário na Capelinha das Aparições e às 11h00 celebrou-se Eucaristia no recinto do Santuário.
Das nossas comunidades, estiveram presentes as Fraternidades da OFS e da Jufra de Barcelos, acompanhadas pelo Frei Manuel Rito e pelo Frei Roboão; de Gondomar, estiveram presentes as Fraternidades da OFS e da Jufra, fazendo-se acompanhar pelo Frei José Maria; do Porto, esteve presente a Fraternidade da OFS, acompanhada pelo Frei Miguel Grilo e pelo Frei José Luís. A Fraternidade da OFS da Baixa da Banheira também marcou presença nesta Peregrinação. O Frei Ricardo Jorge representou a Fraternidade da FIPA.
Neste encontro franciscano também estiveram presentes 1 candidato e 2 aspirantes a Capuchinhos e os nossos 2 postulantes: o António e o Gabriel. Juntamente com eles, o Frei Miguel e o Frei Ricardo acompanharam os jovens da Jufra de Portugal das Fraternidades de Barcelos, Gondomar e Varatojo. Também estiveram presentes os jovens da Jobifran. Estes 2 movimentos da juventude franciscana procuram viver a experiência da vida cristã, à luz da mensagem de São Francisco de Assis.
Com esta peregrinação encerrou-se o Centenário dos Estigmas de São Francisco de Assis e oficializou-se a abertura do Centenário do Cântico das Criaturas (1224-1225).