A 50ª Peregrinação da Família Franciscana a Fátima decorreu sob o lema «Do encontro do presépio à beleza da Fraternidade».
Nos dias 7 e 8 de outubro, decorreu a 50ª Peregrinação da Família Franciscana a Fátima, este ano vivida sob o lema «Do encontro do presépio à beleza da Fraternidade».
No sábado de manhã, fez-se a Via-Sacra. Já depois do almoço, o encontro estava marcado para o grande auditório do Centro Paulo VI. Pelas 14h30, houve uma saudação pelo Presidente da Família Franciscana Portuguesa, Frei Fernando Mota.
Seguiu-se uma apresentação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, que procuraram contar de forma teatral a história da conversão de Mary Jane Wilson, sua fundadora, nos 150 anos da sua adesão ao catolicismo.
Subiu, então, ao palco, a Comunidade Cristã de Santo António, de Barcelos, que fez, em ano centenário, a representação do Presépio de Greccio.
Pelas 17h30 organizou-se o “desfile” de toda a Família Franciscana em direção à Basílica da Santíssima Trindade, onde, pelas 18h00, teve início a Eucaristia, presidida pelo senhor D. Rui Valério, Patriarca de Lisboa.
Às 21h30, houve o habitual ‘terço’ na Capelinha e, às 23h30, uma vigília de oração na Basílica de Nª Sª do Rosário.
O programa de domingo constou do habitual: ‘terço’ na Capelinha, às 10h00, seguindo-se a Santa Missa.
Terminou, assim, o programa da peregrinação franciscana deste ano, que contou com uma participação superior ao ano anterior e com um programa muito rico.
Os nossos parabéns e gratidão ao Centro de Franciscanismo e Direção da Família Franciscana pela organização, que proporcionou momentos muito agradáveis e necessários ao fortalecimento da nossa vocação franciscana.