No dia 10 de janeiro o Frei Fernando Alberto Pedrosa Cabecinhas tomou oficialmente posse como Pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima do Amial, desde 1975 confiada ao cuidado pastoral dos Capuchinhos. A tomada de posse aconteceu na Eucaristia das 11h30, presidida pelo Frei António Martins, Ministro Provincial dos Capuchinhos, com a igreja repleta de fiéis e no cumprimento da distância social e outras regras sanitárias impostas para estes tempos de pandemia.

A seguir à saudação inicial, o Cónego Fernando Milheiro, Vigário das Paróquias do Porto Nascente, que constituem a Vigararia à qual pertence a Paróquia do Amial, leu a carta de nomeação do novo Pároco. Depois da Homilia o novo Pároco fez a Profissão da Fé, à qual se juntou toda a assembleia no “Ámen” final. No momento do ofertório foram entregues ao novo Pároco alguns símbolos da missão que lhe está confiada: as chaves da igreja, que abrirão o templo do Senhor onde se congrega a comunidade dos crentes para celebrar os Louvores a Deus; a Píxide e o Cálice, símbolos da Eucaristia, que será o centro dinamizador da comunidade cristã a que o Pároco preside; o carimbo da paróquia, que simboliza a missão real na administração dos seus bens; e a chave do sacrário, para que o novo Pároco distribua o Pão da Vida Eterna a todos os que se abeiram do altar e também aos que não podem participar na celebração da comunidade reunida.

No final da celebração um representante da Paróquia deu as boas-vindas ao novo Pároco. Por sua vez, o novo Pároco, dirigiu palavras de saudação e de mensagem aos paroquianos, sintetizando alguns dos pontos do texto escrito, previamente distribuído à assembleia e publicado nos meios de comunicação digital da Paróquia.

 

Mensagem aos paroquianos

icon pdf 100px