A Igreja de Santo António, em Barcelos, vestiu-se de festa, neste dia 3 de outubro de 2021, para a celebração da Eucaristia, na qual foi integrado o rito da profissão religiosa do Frei Ricardo Jorge de Faria Pinto, mais concretamente, a sua Profissão Perpétua, na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.

A celebração, que teve início às 16h00, foi presidida por Frei António da Silva Martins, Ministro Provincial dos Capuchinhos, e concelebrada por vários sacerdotes. Nela participaram Irmãos Capuchinhos vindos de várias Fraternidades em Portugal, a saber, Lisboa, Fátima, Porto e Gondomar.

Participaram, também, com enorme emoção, os pais e um irmão do Frei Ricardo Pinto, muitos familiares que vieram do concelho de Felgueiras, de onde é natural, e muitos fiéis desta Comunidade Cristã, que tem ajudado o Frei Ricardo na sua consagração ao Senhor, mas também beneficiado da sua presença nesta terra.

Ao professar a vida e a Regra dos Irmãos Menores, e prometendo observá-la fielmente conforme as constituições da nossa Ordem, o Frei Ricardo Pinto entrega-se de todo o coração a esta Fraternidade, para que, com a graça de Deus, a intercessão dos santos, muito especialmente São Francisco de Assis, e a ajuda dos Irmãos, possa chegar à perfeição da caridade no serviço de Deus, da Igreja e dos homens (Cf. Fórmula da Profissão).

A Eucaristia foi celebrada com enorme unção, dignidade e alegria, com a ajuda do diácono, Frei Francisco Neto, os acólitos, leitores e um grupo coral que nos ajudou a elevar os nossos corações a Deus, Senhor de toda a Vocação, a quem agradecemos o dom que o Frei Ricardo Pinto é para a nossa Ordem.

A seguir à Eucaristia, um lanche foi servido no claustro do Convento e no Salão do Centro Pastoral, prolongando-se, assim, os sinais de comunhão e amizade.

“Louvai e bendizei a meu Senhor, dai-Lhe graças e servi-O com grande humildade”