No dia 31 de maio, Festa da Visitação da Virgem Santa Maria, a igreja paroquial de Argozelo, encheu-se para a celebração da Eucaristia em honra de Nossa Senhora.
A celebração começou às 21h00 com a bênção de um ícone da Visitação, pintado pela Tânia Pires, uma artista transmontana, e a recitação do Rosário.
O ícone, “escrito” com técnicas primitivas e pigmentos naturais, representa a cena bíblica da Visitação de Nossa Senhora a sua parenta Isabel. Atrás estão representados elementos da catedral de Bragança, simbolizando a comunhão com a igreja diocesana, de portas abertas para sair em missão e para que todos possam entrar. Nota-se ainda a presença de flores de amendoeira, associadas ao lema deste triénio dos Franciscanos Capuchinhos em Portugal: «Tu és a nossa esperança!».
Na homilia, o Frei Hermano Filipe, que presidiu à celebração, afirmou que, «depois da Anunciação, Maria poderia ter-se centrado na sua gravidez e nos desafios daí resultantes. Mas, pelo contrário, colocou Isabel no centro das suas preocupações». E acrescentou: «A Palavra de Deus é assim mesmo: ou nos compromete com algo maior do que nós mesmos ou se torna estéril. Em Maria torna-se vida, movimento, pressa em responder generosamente à graça de Deus, e por isso ela parte, tornando-se imagem da Igreja missionária, portadora daquela alegria que nasce do encontro transformador com o Senhor».
No final da celebração, houve a tradicional bênção das rosas, depois oferecidas a Nossa Senhora, e uma procissão com o ícone da Visitação até à capela da casa paroquial, onde irá ficar, ao cuidado dos Irmãos Capuchinhos.
Senhora da Visitação, rogai por nós.