Para o Natal deste ano, um irmão Capuchinho teve a graça, juntamente com outros renomados artistas, de colaborar na execução do Presépio colocado na Praça de São Pedro, na Cidade do Vaticano. Frei Gianni Bordin, da Província de Veneza, desde jovem cultivou a paixão pela arte, em particular pela pintura e pela escultura sobre a madeira.
Depois que entrou na Ordem Capuchinha, ainda na formação inicial, teve a possibilidade de acompanhar e trabalhar com outros artesãos da região de Trentino-Alto Ádige. Logo após a ordenação sacerdotal, ocorrida no ano de 1991, teve também a oportunidade de estudar durante dois anos na Escola de Arte de Milão “Beato Angélico”.
Dez escultores colaboraram na realização do Presépio no Vaticano, sendo que cada um se responsabilizou por duas peças do conjunto. Frei Gianni foi encarregado de dar vida à escultura da Virgem e a do menino, que completa a manjedoura. Para que as suas peças estivessem prontas para este natal, Frei Gianni Bordin começou a trabalhar em novembro de 2021.
Sobre a importância deste trabalho e o que ele significou, assim se expressa o nosso artista:
“Até agora sempre trabalhei em presépios simples; de facto, esta é a primeira vez que trabalho numa obra de tão grande importância, e fi-lo em profundidade, não me limitando somente à estética ou exterioridade, mas fixando o olhar sobre o mistério da Encarnação, segundo a nossa espiritualidade, e inspirado por São Francisco”.