No dia 22 de outubro de 2023, Dia Mundial das Missões, o Frei Ricardo Pinto, irmão capuchinho de votos perpétuos, foi ordenado diácono.
No dia 22 de outubro de 2023, 29º domingo do tempo comum e Dia Mundial das Missões, o Frei Ricardo Jorge Faria Pinto, irmão capuchinho de votos perpétuos, foi inserido na “Ordem dos Diáconos”, em celebração presidida pelo Senhor Dom Joaquim Ferreira Lopes, bispo-emérito da diocese de Viana, Arquidiocese de Luanda (Angola).
Os concelebrantes e demais fiéis participantes encheram por completo a Igreja de Santo António, em Barcelos, com especial destaque para os conterrâneos do Frei Ricardo que acorreram em grande número, mostrando assim, o seu afeto e alegria por este “passo” do Frei Ricardo Jorge, nomeadamente os seus Pais e familiares que viveram com alegria este passo celebrativo do seu filho. A celebração decorreu com solenidade e participação de todos, cada um desempenhando as suas funções litúrgicas com esmerada atenção e zelo.
Além do Bispo ordenante, estiveram presentes, o Frei António da Silva Martins, (Ministro Provincial dos Capuchinhos de Portugal); o Pe. André Ferreira, Pároco de São Cipriano de Refontoura (concelho de Felgueiras); o Frei Manuel Rito Dias, Guardião da Fraternidade de Barcelos; O Frei Hermano Filipe da Silva Rodrigues, Guardião da “Fraternidade Itinerante de Presença e Apostolado” onde o Frei Ricardo se vai inserir a partir de próximo mês de novembro e vários sacerdotes diocesanos e religiosos de diversas congregações e os irmãos capuchinhos, que quiseram marcar presença fraterna neste momento celebrativo. Além de todos os Irmãos da Fraternidade de Barcelos, estavam também presentes: Do Amial: Frei Fernando Alberto Cabecinhas; Frei Manuel Arantes e Frei Fernando Tilman (Timor-Leste); De Gondomar: Frei José Maria Carvalho; Frei Júlio Ramos e Frei Francisco Neto; De Fátima: Frei Luís Leitão e Frei António Joaquim Ribeiro. Também se notava a presença fraterna das Irmãs Clarissas do Mosteiro da Vila das Aves e das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora e as de Maria (Arcozelo). Também era notória a presença fraterna dos Irmãos da OFS de Barcelos e da Jufra.
Toda a celebração diaconal decorreu muito bem e no final o Ministro Provincial, Frei António da Silva Martins, agradeceu ao senhor Bispo D. Joaquim Lopes que, mais uma vez, aceitou presidir a este evento provincial. Agradeceu aos Pais e restantes familiares do diácono recém-ordenado, e aos sacerdotes diocesanos e religiosos e também aos Irmãos Capuchinhos que vieram participar neste evento celebrativo da nossa Província.
A concluir a celebração, o Frei Ricardo Jorge agradeceu ao Senhor Bispo; aos sacerdotes; aos Capuchinhos ali presentes; ao Grupo Coral e aos acólitos que prepararam e viveram esta celebração diaconal… E, claro, aos seus Pais e familiares que estavam emocionados com este “passo” importante do seu filho Ricardo Jorge.
Depois da celebração, seguiu-se um momento de convívio no salão do Centro Pastoral.