No passado dia 27 de junho de 2021, a Província Portuguesa teve a alegria da Ordenação Diaconal do Frei Francisco José Oliveira de Sousa Neto, membro professo de votos perpétuos. O Frei Francisco Neto é natural da freguesia de Duas Igrejas, concelho de Penafiel, Diocese do Porto. A cerimónia foi presidida pelo Reverendíssimo Dom Frei Joaquim Ferreira Lopes, Bispo Emérito da Diocese de Viana (Angola), com a presença dos familiares e amigos do Frei Francisco Neto, de dois sacerdotes do Instituto dos Filhos da Caridade, o Pe. Manuel Crespo (Pároco da Paróquia de Duas Igrejas) e o Pe. José Pereira Andrade, do diácono Davide Costa (Prefeito do Seminário do Bom Pastor), de todos os grupos da Comunidade Nossa Senhora Mãe dos Homens e de uma assembleia numerosa.

Na homilia, o presidente da celebração recordou três ideias importantes: a primeira, foi no sentido da liturgia da Palavra de Deus do dia, salientando que Deus é o autor da vida e não é o autor da morte, porque Ele é a fonte da vida; a segunda, explicou o sentido e evolução do termo “diácono” à assembleia presente; e a terceira dirigiu-se expressamente ao diácono Frei Francisco Neto enumerando as qualidades e a consciência plena do ministério e da responsabilidade que assume diante de Deus e do Povo de Deus, porque o rebanho é de Deus e o Povo é Dele.

No final da celebração, houve um almoço festivo reservado somente aos Irmãos da Fraternidade local, às outras Fraternidades e aos familiares diretos do Frei Francisco Neto. O seu lema para a Ordenação Diaconal é “Pelo amor, fazei-vos servos uns dos outros” (Gl 5, 13). Que o Senhor lhe abençoe e conceda um próspero ministério diaconal.