Em março, comunicámos que o espaço museológico Evangelho da Vida – coleção de presépios, no Centro Bíblico dos Capuchinhos, em Fátima, estaria fechado até ao fim do mês de abril. E dizíamos, então: «se o risco de contágio do coronavírus (COVID-19) exigir o prolongamento da medida, para além dessa data, o público será oportunamente informado.» É o que vimos fazer hoje, comunicando que o espaço vai continuar fechado até um novo aviso.

De facto, a pandemia de COVID-19 continua a condicionar programações de todo o género, inicialmente previstas para este ano. Por exemplo, nestes dias deveria estar a decorrer em Fátima o CAPÍTULO PROVINCIAL para eleger um novo Ministro e quatro Irmãos conselheiros que orientassem a Província Portuguesa dos Irmãos Menores Capuchinhos no triénio de 2020-2023. O Ministro Geral da Ordem adiou-o até que os perigos de contágio do vírus diminuam e seja possível a sua realização sem pôr em risco a vida dos Irmãos.

Também era nossa intenção fazer no espaço museológico o lançamento da 2ª edição do livro MULHER minha MÃE, de Lopes Morgado, no contexto do DIA DA MÃE, destacando o acento que é dado à MÃE DOS VIVENTES no I núcleo da exposição. Não tendo sido possível, publicamos aqui um pequeno vídeo especialmente dedicado às Mães, que junta alguns poemas do livro e rosas do Jardim Bíblico – um dos polos do Centro Bíblico dos Capuchinhos. Esperamos, assim, iniciar à leitura do livro e motivar para a sua aquisição pelas pessoas interessadas, diretamente na Livraria ou por correio eletrónico.