O Cardeal Seán Patrick O´Malley, arcebispo de Boston (USA), foi agraciado pela Universidade Pontifícia de Salamanca (UPSA), com o título de Doutor “Honoris Causa”.
A cerimónia de investidura, presidida pelo Grande Chanceler e bispo de Ciudad Rodrigo e professor de Salamanca, Mons. José Luis Retana, foi marcada pelo compromisso com a busca da dignidade e do bem comum das pessoas e contou com a intervenção do Reitor da Universidade, Santiago García-Jalón de la Lama.
O ato oficial começou com a intervenção da secretária geral, Mirian Cortés Diéguez, que leu a Ata de concessão para, uma vez aberto o claustro, dar início à sessão com a presença do Doutorando.
Seguiu-se a leitura da 'Laudatio' por parte do catedrático professor da Faculdade de Teologia, Frei Miguel Anxo Pena González, da Ordem dos Franciscanos Capuchinhos, padrinho do Doutorando, através de um cuidado discurso, abrangendo os diferentes aspetos do seu perfil biográfico: pessoal, pastoral, social e intelectual. Começou por assinalar que “necessitamos de recuperar arquétipos de homens cuja nobreza de espírito marque a diferença, que nos projetem para uma forma de viver que seja profundamente humana, que seja reflexo da excelência e da recusa da mediocridade” para, posteriormente, focar a sua intervenção em várias etapas que marcaram a trajetória do cardeal para este seu reconhecimento. Destacou a sua entrada, aos treze anos, no Seminário Menor de São Fidel de Sigmaringen, na cidade de Herman (Pensilvânia); depois, quando foi para Washington onde, na Universidade Católica (USA) é graduado em Educação Religiosa; outra etapa, dá-se em 1973, quando começa a trabalhar no Centro Católico Hispano da Arquidiocese de Washington, dando especial atenção aos imigrantes latinos nos USA, atividades sociais que prosseguiu depois de ser nomeado Arcebispo de Boston.
Por seu lado, o Cardeal O´Malley agradeceu a concessão do título com um discurso de “ação de graças”, feito com profundidade, simplicidade e sensibilidade pastoral, mostrando que se pode ser Doutor ‘Honoris Causa’ e Cardeal “à franciscana”, com hábito e sandálias e “irmão menor”. Foi muito aplaudido nesta sua intervenção.
Concluída a cerimónia a Universidade ofereceu um “sólido” e “sortido” vinho espanhol a todos os participantes ao ato.
Associaram-se também a este ato oficial os irmãos Capuchinhos, Frei Carlos Coca, Ministro Provincial dos Capuchinhos de Espanha, José Ángel Echeverría, Miguel Fuente e Domingo Montero. Este foi mais um reconhecimento de alto nível para o Cardeal O´Malley, um irmão da Ordem dos Franciscanos Capuchinhos.
Recordamos que, no dia 15 de junho de 2018, a Universidade Católica Portuguesa, em cerimónia realizada no Auditório Cardeal de Medeiros, atribuiu também o título de Doutor Honoris Causa a Sua Eminência Reverendíssima o Cardeal Seán Patrick O'Malley, Cardeal de Boston.