Apesar dos muitos mortos registados em todo o mundo, vítimas da pandemia da COVID-19 que nos envolve, continuamos a proclamar O EVANGELHO DA VIDA, porque a vida continua:

  • na renovação da natureza com a PRIMAVERA,
  • nas pessoas que se desdobram em gestos de SOLIDARIEDADE,
  • nos crentes que dirigem a Deus as suas PRECES,
  • nos cristãos que se preparam para celebrar a PÁSCOA,
  • nas famílias que esperam um FILHO durante nove meses.

No dia 25 de março de 1995, faz esta quarta-feira 25 anos, o Papa João Paulo II publicou a sua carta encíclica EVANGELIUM VITAE, sobre O Evangelho da Vida. Fê-lo exatamente no dia em que a Igreja celebra a ANUNCIAÇÃO DO SENHOR – o momento em que o Verbo de Deus se fez Homem no seio da Virgem Maria, nove meses antes da celebração do seu NASCIMENTO, em 25 de dezembro.

Por isso, no dia 4 de janeiro passado, ao inaugurarmos em Fátima a coleção de presépios EVANGELHO DA VIDA, anunciámos que no dia 28 de março, o sábado a seguir ao dia 25, celebraríamos aquele 25º aniversário no Centro Bíblico dos Capuchinhos, oficializando então o grupo dos AMIGOS DO PRESÉPIO.

Não nos sendo possível fazê-lo, na situação do estado de emergência e do apelo oficial a FICAR EM CASA, adiamos esse encontro para uma data futura a prever e anunciar oportunamente aos AMIGOS que até lá se juntarem a nós; e oferecemos a quem nos visita neste sítio os apoios que estariam na base desta celebração, para que todos os possam utilizar nas circunstâncias possíveis e recomendadas:

  • O ÍNDICE da Encíclica, com o subtítulo de cada número e a referência do texto bíblico em que se inspira (pode fazer a leitura contínua deles, pela sua Bíblia, durante este mês).
  • O TEXTO COMPLETO da Encíclica, para consulta mais rápida ou estudo e leitura a fazer durante este ano (vai ser o tema da próxima Semana Bíblica Nacional, de 23 a 27 de agosto próximo, no Centro Bíblico dos Capuchinhos, em Fátima, se Deus quiser).
  • A ORAÇÃO À MÃE DOS VIVENTES, com que o Papa conclui a Encíclica, e é mais um subsídio oracional oportuno para este tempo difícil que enfrentamos, de ameaça generalizada à vida humana.
  • Uma PRECE LITÂNICA, relacionada com a Anunciação, com refrão musicado para se cantar.
  • O texto constitutivo dos AMIGOS DO PRESÉPIO (ver também informação sobre o IRS), a que todos os nossos visitantes podem aderir, em especial as instituições sociais e eclesiásticas que mais frequentemente solicitam estas visitas: escolas, colégios, paróquias (catequese e grupos), lares; aderindo como “Amigos Fundadores”, terão visitas guiadas gratuitas, no futuro.

 

Próximos Eventos

Em Destaque