Imprimir

Peregrinação a Itália

ligado .

peregrinacao_italia_2010Os 800 anos que nos separam da sua vida foram desvanecidos com a proximidade física aos lugares onde nasceu e viveu Francisco de Assis. A vontade de conhecer os caminhos que Francisco percorreu levou 15 jovens, maioritariamente pertencentes à JUFRA, a sair de Barcelos no passado dia 26 de Julho, rumo a Itália. O percurso incluiu paragens no Mónaco, em Florença, Fonte Colombo, Greccio, Espoleto e, no regresso, Barcelona, mas as malas só foram pousadas com calma em Roma e, sobretudo, em Assis. Estas duas cidades opõem-se no que se refere a grandeza e imponência: por um lado, a grandiosidade da arte dos monumentos e das igrejas de Roma, por outro, a simplicidade e beleza natural de Assis. Contudo, ambas fizeram parte da vida de Francisco, desde que ele ouviu o chamamento de Cristo até que, junto do Papa de então, conseguiu a aprovação da Regra da Ordem que fundou.

Nestes 10 dias, o ideal franciscano que levámos daqui ganhou mais cor e definição. Pudemos pisar o mesmo chão, sentir a mesma tranquilidade de Francisco e também perceber o que é realmente SER jovem franciscano, uma vez que contactámos com exemplares elementos da Jufra de Espanha e Itália. Em Itália, igrejas como a de S. Damião, Rivotorto e Santa Maria dos Anjos da Porciúncula foram apenas alguns dos espaços que viram ao vivo S. Francisco de Assis e nós, estando lá, pudemos estar mais próximos dele. De vários momentos marcantes, talvez o mais emocionante tenha sido aquele em que estivemos em frente ao crucifixo que disse a Francisco "Vai e repara a minha Igreja", mas muitos outros serão para sempre recordados com saudade. Daqui, levámos a ânsia de responder às perguntas "Quem sois vós Senhor?... E quem sou eu?", pergunta que Francisco fez no Monte Alverne e onde nós tentamos responder... Que futuro nos espera? Que missão tem cada um de nós?

De lá, trazemos experiências, sentimentos e sensações que acreditamos fazerem parte das respostas. E estas, em conjunto, estruturam um espírito franciscano que regressa mais convicto e fortalecido.

 

Veja aqui o nosso álbum de fotografias