<%@ Language=VBScript %> Ordem dos Frades Menores Capuchinhos

PAZ e BEM! Bem-vindo à Página dos Frades Missionários Capuchinhos

Página Principal


São Francisco Assis


Espírito de Assis


Porciúncula


Ordem Capuchinhos


Missão em Timor


Onde Vivemos


Espaço Jovem


Música


Apontadores


 
Diário de Missão

Um sonho tornado realidade

Dame no Kmanek

Após longos anos de espera, o povo da Estação Missionária de Laleia, no passado dia 8 de Outubro, viu realizado um sonho muito antigo: ser paróquia. Apenas dois anos depois de os Freis Capuchinhos assumirem a animação daquela Comunidade Cristã, D. Basílio do Nascimento, Bispo de Baucau, considerou ter chegado o momento de proceder à erecção canónica a Paróquia,... Paróquia de Laleia. E o seu primeiro Pároco é o frei Fernando Alberto.

Um brinde à nova paróquia

1 de Setembro de 2005 - No princípio da tarde, o frei José Luís foi a Baucau para a realização de mais uma actividade com os presos, programada em conjunto com a Irmã Cristina, das Irmãs Concepcionistas. Quando, já noite, voltava ao convento, não escondia algum desconsolo, porque a actividade não pôde ser realizada em virtude de os responsáveis não terem passado o recado.

Os pré-aspirantes não param as suas visitas ao convento. Ao longo do dia de hoje, mais três bateram à porta, em busca de programas vocacionais para o ano que se avizinha.

2 de Setembro de 2005 - De manhã, o convento recebeu a visita de mais um pré-aspirante. No início da tarde, o Frei José Luís levou alguns escuteiros da quase paróquia a Viqueque. O objectivo era levá-los e deixá-los no acampamento a nível de Diocese, mas acabou por voltar acompanhado na mesma por eles, pois o acampamento tinha sido adiado. Pelo caminho, o imprevisto dum furo num dos pneus, obrigou a hora e meia “de espera” enquanto os mecânicos da zona tratavam do remendo, à luz da vela.

O frei Fernando cumpriu as suas obrigações pastorais, deslocando-se a Kairui. Como o jipe não estava e as bicicletas acusavam problemas pneumáticos, e a bomba não estava operacional, acabou por, obrigatoriamente, escolher como transporte a moto. Pelo caminho, um quase-paroquiano pediu boleia. Como a prática do “amu” não é muita para um só e muito menos para dois, entregou a moto ao quase-paroquiano e chegou assim ao destino com um “condutor particular”.

4 de Setembro de 2005 - O frei José Luís, acompanhado das irmãs do Centro Missionário Brasileiro e de alguns cristãos da quase paróquia, deslocou-se a Laklubar, neste dia em que aquela Estação Missionária foi elevada à condição de Paróquia. Saíram pelas 5h00 da manhã e voltaram pelas 6h00 da tarde.

O frei Fernando ficou em Laleia, para as habituais celebrações dominicais. Desta vez deslocou-se a pé. Saiu pelas 6h30 da manhã para celebração da Eucaristia das 9h00 em Kairui. Já de regresso, parou em Samalai, para a celebração pelas 11h00. Já em marcha mais lenta por causa do cansaço, retomava o caminho de casa, onde chegou pelas 2h00 da tarde.

Na tarde deste dia chegou ao convento o aspirante Januário. No dia seguinte espera-se que também os outros nove venham, para uma semana de retiro e discernimento vocacional.

Pelas 9h00 da noite, o frei Fernando participou ainda numa reunião, que só acabou depois das 11h00, convocada pelo Presidente da Comissão que está a preparar a festa da Padroeira deste ano, na qual Laleia será elevada a Paróquia.

5 de Setembro de 2005 - O frei José Luís foi a Díli, a seguir às Laudes. Acompanhou-o o aspirante Januário para ajudar nas traduções. No fim da tarde estavam de volta.

No início da manhã, mais dois pré-aspirantes vieram procurar informações relativas a um programa vocacional, que a fraternidade terá ainda que elaborar, quando chegar o tempo oportuno.

A meio da manhã chegam mais 4 aspirantes, todos do Oe-cussi. Um deles, o Rui, comunica ao frei Fernando que decidiu abandonar o aspirantado por sentir que não tem vocação. Nesse mesmo momento voltou para a família. Para o almoço chegou também o laleiano José da Costa, que esta semana vai integrar o grupo. A meio da tarde apareceu ainda o Armando, que prosseguiu viagem para levar os primos até ao colégio em Viqueque. Prometeu regressar na manhã do dia seguinte.

6 de Setembro de 2005 - De manhã, após as Laudes e o pequeno almoço, o frei José Luís volta de novo a Díli, acompanhado de três cristãos de Laleia responsáveis pela Festa deste ano em que Laleia será elevada a Paróquia. O objectivo é marcar encontro com o filho desta terra, o Presidente Xanana Gusmão, e convidá-lo para a festa.

De manhã, o frei Fernando iniciou uma semana de retiro e especial discernimento vocacional para os cinco aspirantes que até agora chegaram. Os outros cinco continuam “desaparecidos”… De tarde, acompanharam, a pé, o frei Fernando na sua ida a Samalai, aproveitando para participarem na celebração da Eucaristia e ajudarem no ensaio de cânticos. Quando voltaram a Laleia, já o Armando, o Diogo e um pré-aspirante novo os esperavam à porta do convento.

Em Laleia, começaram ao fim da tarde os ensaios de cânticos para a Festa da Padroeira. Apareceu um número razoável de cristãos, sobretudo mulheres. Faltam os instrumentistas e os homens.

As irmãs do Centro Missionário Brasileiro, que também estiveram no ensaio, acabaram por jantar com a fraternidade.

7 de Setembro de 2005 - Na parte da tarde, o frei José Luís deslocou-se a Kairui, na esperança de pôr a descascadora da missão a funcionar, mas não conseguiu. Esta situação reflecte bem um dos problemas comuns desta terra: a facilidade com que as máquinas e os aparelhos avariam e a falta de técnicos e de recursos para a sua reparação.

8 de Setembro de 2005 - Na hora do almoço, chegou o aspirante Domingos, acompanhado de dois colegas de Díli. Desconhecia o programa vocacional em marcha esta semana. Por isso, vinha para uma breve visita apenas, mas acabou por ficar.

No início da tarde, o Pe. Hermenegildo deixava em Laleia os pedreiros que vão construir quatro salas numa parte da área do grande páteo da igreja, alargando assim os espaços do Centro Comunitário. Estas obras são custeadas por amigos da Irmã Beatriz e orientadas pelo Pe. Hermenegildo, responsável, da parte da Diocese de Baucau, pela Pastoral da Criança, liderada pelas Irmãs do Centro Missionário Brasileiro. A paróquia poderá beneficiar de mais estes espaços, particularmente úteis para a catequese das crianças.

9 de Setembro de 2005 - O grupo dos candidatos que esta semana cumprem o programa especial de discernimento vocacional em Laleia, foi hoje engrossado com a presença do pré-aspirante local, o jovem Jerónimo. Esteve já ao pequeno-almoço, e a sua presença prolongou-se até à oração final do dia.

10 de Setembro de 2005 - Ao fim do almoço, o frei José Luís deu início a uma viagem lá para os lados de Same. Aproveitou para dar boleia aos aspirantes até Díli. No resto do caminho, foi acompanhado da irmã Nieta. Regressou a Laleia na noite do dia seguinte.

11 de Setembro de 2005 - Em Laleia, o frei Fernando participou numa longa reunião de preparação para a Festa da Padroeira. Marcada para as 3h00 da tarde, começou às 5h00 e terminou às 8h00 da noite. Na ausência do presidente da Comissão, que chegou quase no fim da reunião, liderou a reunião o primeiro Vice-Presidente. Discutiram-se aspectos do programa a realizar.

12 de Setembro de 2005 - Pelas 7h00 da manhã, depois duma Missa Requiem em Laleia às 6h30, o frei José Luís e o frei Fernando viajaram até Díli. Foram acompanhados pelo catequista Salvador e o carpinteiro Sr. Domingos, para tratar de compras para as obras da igreja. Mas o objectivo principal desta viagem era falar com o Dom Alberto Ricardo, o que não foi possível. Ao fim da tarde estavam de regresso a Laleia.

13 e 14 de Setembro de 2005 - Realizou-se nestes dois dias a visita aos cristãos da montanha de Hatukaru. Pelas 12h00, depois da Este caminho de pedras na montanha é um "luxo"celebração duma missa requiem em Kairui e do respectivo almoço na tenda, os missionários frei José Luís e frei Fernando e as missionárias do Centro Brasileiro, acompanhados de um pequeno grupo de leigos, iniciaram a subida a pé até encontrarem os cristãos de Hatukarau. Três cavalos esperavam em Kairui para ajudar a levar as bagagens. Ao fim de duas horas e meia, vencida a última subida, chegaram ao lugar onde os cristãos estavam reunidos. Foi com alegria e ao som de música tradicional que eles receberam os missionários, impondo-lhes o “tais” tradicional. Cumprindo à risca o programa anunciado, seguiu-se novo almoço. Depois dum tempo de descanso, o programa da tarde abriu com a oração de Vésperas e continuou com um tempo de reunião dividindo em três grupos: crianças, jovens, e casais. Após o jantar, o programa da noite abriu com a recitação do terço e continuou com uma pequena parte do filme “Jesus de Nazaré”, de Zeffireli. No dia seguinte, os cristãos reuniram-se para a oração de Laudes. Depois do matabicho, reuniram-se de novo para uma celebração comunitária da reconciliação, aproveitada por muitos para a confissão individual. A manhã culminou com a celebração da Eucaristia. Num dos intervalos, o frei Fernando sacramentou ainda um idoso na sua própria casa. Ficou a promessa de incluir no programa pastoral uma ida mensal do padre. Lugar para a celebração já têm: o lugar que terá abrigado Xanana Gusmão nos tempos difíceis da resistência, foi requalificado para esta visita, dispondo de uma sala para a celebração e de dois “quartos”, que foi onde dormiram os quatro missionários. O regresso foi por Samalai, à excepção do frei José Luís que acompanhou os cristãos de Kairui para trazer o jipe que ali tinha ficado estacionado. Pelas 18h00 do dia 14 estavam em Laleia.

Dois dias de grande festa para aqueles cristãos, pois nunca tinham tido a visita do Padre.

15 de Setembro de 2005 - Ao fim da manhã, os irmãos deslocaram-se a Vemasse para celebrar a Eucaristia com as Irmãs Concepcionistas. Por ser o dia de Nossa Senhora das Dores, particularmente apropriado à espiritualidade da Congregação da Irmã Helena, as Irmãs do Centro Missionário Brasileiro também se associaram. As Irmãs de Vemasse quiseram que a partilha não se limitasse à mesa espiritual da Eucaristia, convidando a ficar ainda para o almoço.

A este programa acabou por associar-se também o pré-aspirante Jerónimo, de Laleia, que esta manhã se apresentou no convento para passar alguns dias com os freis.

16 de Setembro de 2005 - Na sala de entrada do convento, realizou-se, pelas 19h00, uma reunião da secção de liturgia para a Festa da Padroeira e de Elevação a Paróquia. Aos poucos leigos de Laleia e às madres brasileiras, juntaram-se o Pároco de Manatuto, a Irmã Jacinta e a senhora Aurora. Por serem poucos os leigos, acabou por se partilhar o jantar com todos, e não apenas com as madres brasileiras e as visitas de Manatuto. Depois do jantar, o Pe.Hermenegildo precisou de algum tempo para concluir a árdua tarefa de assinar e carimbar os 200 convites para a Festa. Pelas 23h00, estavam de regresso.

De Venilale, chegaram dois pré-aspirantes, já para o almoço. Um deles ficou para o dia seguinte.

17 de Setembro de 2005 - No princípio da tarde, o frei Fernando, um pouco adoentado, presidiu a uma missa requiem em Laleia. Seguiu depois para Kairui, acompanhado pelo frei José Luís e pelos pré-aspirantes presentes, a fim de presidir a um casamento naquela Estação Missionária. Após um jantar à pressa na sala anexa à capela, voltaram a Laleia para a participação em mais uma reunião alargada da Comissão da Festa.

Por motivos de saúde, o frei Fernando não pôde participar nesta reunião. O frei José Luís marcou presença, representando a fraternidade. Se a reunião começou mais tarde que o anunciado, terminou ainda muito mais tarde que o previsto.

Os pré-aspirantes continuam a chegar a desoras. Pelas 21h00 do dia de hoje chegaram mais dois de Díli, que acabaram por ficar até ao dia seguinte.

18 de Setembro de 2005 - Foi com alguma dificuldade que o frei Fernando conseguiu chegar ao fim na maratona da celebração das missas da manhã deste Domingo. Em Kairui teve mesmo que abandonar o altar por alguns momentos, na altura do ofertório. Os avisos e a bênção final decorreram entre tonturas, suores e mal-estar geral. Em Samalai preveniu-se, abreviando bastante a celebração. Foi acompanhado pelo jipe cheio de jovens de Laleia e pelos pré-aspirantes.

No fim do almoço, os três pré-aspirantes, por decreto conventual, voltaram às suas terras. O Jerónimo, por programas familiares também voltou à família no fim da tarde.

O frei José Luís aproveitou a tarde para uma ida à praia de Laleia, juntamente commenina tenta a sua "sorte" na ribeira que, nesta época, tem muito água e, com sorte, alguns peixes a Irmã Nieta. Apesar do amor à sua bicicleta, que finalmente conseguir trazer de Portugal, teve que a ceder à Irmã e guiar ele a bicicleta velha… Mais uma vez, um crocodilo na costa fê-los regressar a casa um pouco sobressaltados e… mais cedo.

19 de Setembro de 2005 - No fim da missa das 7h00 e do pequeno almoço, o frei José Luís e o frei Fernando fecharam as portas do convento para uma deslocação a Díli. O jipe de serviço foi os das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, que solicitaram condutor para o caminho Laleia-Díli.

Na capital, cumpriu-se o objectivo principal desta viagem, que era o de falar com o Dom Alberto Ricardo. Foi com simpatia e agrado que ele recebeu o frei José e o frei Fernando, dando “luz verde” aos Capuchinhos para entrarem na sua diocese, por enquanto em Díli, em lugar que possibilite o acesso às instituições formativas, particularmente o Seminário Interdiocesano. A meio da tarde, estavam de regresso a Laleia.

20 de Setembro de 2005 - Por estar adoentado e com febre, o frei Fernando não cumpriu o seu programa habitual de Samalai. O frei José Luís, que se deslocou a Kairui para assistir tecnicamente a máquina de descascar arroz, deixou o recado em Samalai para que rezassem o terço e ensaiassem os cânticos para o dia da Festa em que Laleia será Paróquia. De regresso, o frei José Luís veio acompanhado pelo catequista Matias e pelo Sr.Osório, os quais, preocupados com a doença do “amu”, quiseram vir fazer-lhe uma visita.

21 de Setembro de 2005 - O frei José Luís deslocou-se a Lautém, a fim de realizar umas pequenas obras no convento das Irmãs Concepcionistas. Saiu de manhã e regressou à noite.

Em casa ficou o frei Fernando, com direito a algumas visitas, pois começa a espalhar-se a situação da sua doença… Primeiro o Catequista, depois o Enfermeiro, um pouco depois o Liurai… todos muito preocupados e, quem sabe, talvez pensando que o sonho de vir a ser Paróquia ficaria mais uma vez adiado por causa da doença do Padre.

22 de Setembro de 2005 - O frei José Luís acompanhou o frei Fernando ao Hospital de Baucau. O objectivo era fazer o teste da malária. O resultado foi negativo. Os médicos cubanos diagnosticaram apenas um “processo viral respiratório”, o que dará algum descanso aos cristãos da quase paróquia, que estavam a ficar aflitos com a doença do que virá a ser o seu primeiro pároco!

A irmã Adelaide deu uma ajuda na movimentação no Hospital. Antes do regresso a Laleia, os irmãos pararam na “carpintaria da Diocese” para assinar os contratos de encomenda de mobília que dará mais condições de “habitabilidade” aos aspirantes.

28 de Setembro de 2005 - Em Laleia, pelas 16h00, deu-se início à Novena de preparação para a Festa da Padroeira, Nossa Senhora do Rosário.

Porque esta novena prepara Laleia para assumir as responsabilidades paroquiais, juntou-se muito povo neste primeiro dia de Preparação. A guarda de honra tradicional solenizou o acto, com a música e os trajes, sobretudo no momento da descida da Rainha Padroeira. Os liurais discursaram antes de a conduzirem ao andor onde estará para a novena, voltando depois para o seu trono de “Rainha”.

Seguiu-se a novena, com uma meia dúzia de “Salve Rainhas” a intercalar as orações lidas em português. Algum tempo depois, começava a Missa. No momento da homilia, o frei Fernando apresentou o resumo dos primeiros números da Carta Apostólica Christifidelis laici, de João Paulo II. Os outros dias da novena, alguns deles “pregados” pelas irmãs do Centro Missionário Brasileiro, continuaram a reflexão desta Carta Apostólica, como chamada de atenção aos leigos para assumirem as suas responsabilidades na construção da comunidade paroquial prestes a nascer.

Por ser o dia 28, dia em que há 25 anos o frei Fernando emitiu os votos, o frei José Luís e as madres brasileiras, às escondidas, animaram os leigos a uma festa de 25 anos de Vida Religiosa. Começou já na Eucaristia, continuando depois no Centro Comunitário, com um jantar no qual participaram alguns cristãos de Laleia, as Irmãs de Concepcionistas de Vemasse, e as Irmãs Vitorianas de Baucau. De Manatuto, veio a Irmã Jacinta, das Irmãs Canossianas, e o Pe.Mário, Vigário Paroquial. Não faltou o protocolo, recheado com alguns presentes ao homenageado.

30 de Setembro de 2005 - Pelas 6h15 da manhã, o frei José Luís e o frei Fernando, acompanhados por alguns leigos de Laleia, iniciaram o caminho de Díli. Pelas 9h00, pouco depois da hora prevista, acolhiam no Aeroporto os irmãos frei Manuel Rito e frei Clemente. Alguns pré-aspirantes, previamente informados da chegada dos missionários, já esperavam pelos freis. O aspirante Domingos aproveitou mesmo a boleia para Laleia, porque no dia seguinte deveria dar entrada naquela casa de formação para mais um ano de caminhada vocacional.

Depois de algumas compras, regressaram a Laleia onde chegaram ao fim da manhã, a tempo de preparar e partilhar o almoço.

Às 17h30, os missionários foram acolhidos na celebração com o povo de Deus, em Laleia, que acorreu para o terceiro dia da novena. Presidiu à Eucaristia o frei Manuel Rito, que frisou a alegria de celebrar a primeira Missa para aquele povo que o acolhia numa segunda etapa da sua vida de missionário.

O jantar foi aproveitado para decidir alguns assuntos da vida fraterna, já com a autoridade do novo guardião. Deu-se resposta positiva ao pedido de colaborar nas aulas aos alunos da Secundária, uma escola privada que abriu este ano com apenas dez alunos. O frei Fernando ensinará música e o frei Manuel Rito Religião e Moral. Também a celebração da festa de São Francisco, será assinalada com um simples jantar de confraternização para o qual vão ser convidados os catequistas de bairro, o pároco e os missionários da zona, particularmente de carisma franciscano.

1 de Outubro de 2005 - De Manhã, os missionários recém-chegados, frei Clemente e frei Manuel Rito, fazem uma visita às Irmãs Concepcionistas de Vemasse.

À tarde chega mais um aspirante, o Januário. Este foi o dia marcado para o regresso ao convento, depois de dois meses de férias na família. Mas, muito à moda timorense, alguns deles foram chegando só alguns dias depois.

2 de Outubro de 2005 - O frei Manuel Rito fez a estreia em Kairui, onde presidiu à celebração, em língua portuguesa; e também em Samalai, acompanhando a celebração em tétum, presidida pelo frei Fernando. À tarde presidiu em Laleia, também em português, para uma assembleia numerosa. Foi também a sua primeira celebração dominical.

De tarde chegou o aspirante Rafael, juntando-se aos outros dois que já tinham chegado ao convento.

3 de Outubro de 2005 - Às 7h00 da manhã, o frei José Luís, o frei Manuel Rito e o frei Clemente vão a Díli, para algumas compras urgentes e para tratar de assuntos relacionados com a permanência dos missionários recém-chegados. Voltaram ao anoitecer.

O frei Fernando aproveitou a manhã para ir a Baucau resolver com o Chanceler da Diocese, Pe. António Gonçalves, alguns assuntos relacionados com a elevação de Laleia a Paróquia.

Em casa, os três aspirantes trataram do almoço e de algumas lides domésticas. No princípio da tarde mais três pré-aspirantes visitaram o convento, para entregarem os formulários de inscrição como candidatos à Ordem Capuchinha.

4 de Outubro de 2005 - Os irmãos desta fraternidade celebraram, pela segunda vez, o dia de São Francisco de Assis. Do programa simples da festa, destaca-se a celebração da Eucaristia, na Igreja de Laleia, pelas 17h30, logo a seguir à novena da Padroeira. Presidiu o guardião da fraternidade, frei Manuel Rito, e concelebrou o frei Fernando. O Pároco e Vigário Paroquial de Manatuto acabaram por não comparecer. Na homilia, o novo guardião falou de São Francisco e do seu amor reconstrói a Igreja, dando continuidade à formação iniciada com a novena, que procurou motivar os cristãos a realidade da elevação a Paróquia e o consequente compromisso de construir a comunidade. Em momento próprio, dentro da Eucaristia, procedeu-se à cerimónia de investidura de um bom número de novos acólitos.

Seguiu-se um jantar simples de confraternização com as missionárias de Laleia, as concepcionistas de Vemasse e Lautem e com as Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias de Baucau. Dos leigos de Laleia foram convidados os catequistas de cada centro Pastoral e os catequistas de bairro de Laleia.

5 de Outubro de 2005 - Dentro do programa de preparação espiritual para a festa de elevação a Paróquia, o dia de hoje foi dedicado à celebração do Sacramento da Reconciliação. Mas foram poucos os “pecadores” que responderam à chamada do sino de Laleia. A meio da manhã, o sino chamou os jovens e adultos. À tarde, chamou as crianças e adolescentes. Apesar não haver enchente, ainda deu para o frei Manuel Rito se estrear nas confissões, ouvindo pecados em língua estranha… De tarde, também o Pároco e o Vigário Paroquial deram uma ajuda.

Noutras lides, mas também a pensar no dia da grande festa, o frei José Luís ocupou-se nas primeiras lâmpadas da igreja. Antes, porém, fez de metalúrgico para a elaboração de uma escada que lhe possibilitasse chegar quase ao tecto…

6 de Outubro de 2005 - O programa das “Confissões” continuou na manhã do dia de hoje, nas estações de Samalai e Kairui. O frei Fernando ficou em Samalai, enquanto que o frei Manuel Rito e o Pároco seguiram para Kairui. Tanto num como no noutro lado, a Eucaristia rematou a celebração individual do Sacramento da Reconciliação para um número razoável de cristãos. Porque o trabalhador merece o seu salário, o Pe. Hermenegildo ficou para o almoço.

No princípio da tarde chegou Pe. Dionízio, indicado pelo Bispo, Dom Basílio do Nascimento, para ensaiar a celebração do dia 8. Com esta medida não prevista, ficou o frei Fernando mais descansado desta preocupação, como também os quase-paroquianos mais preocupados com a saúde nestes dias um pouco debilitada do seu futuro pároco.

De tarde, o frei José Luís foi a Baucau, tratar de alguns assuntos necessários. Antes, porém, deslocou-se a Kairui para trazer gente para um ensaio necessário para a festa que se aproxima.

Em Laleia, o frei Manuel Rito estreou-se a ler algumas pequenas frases do missal em tétum. A noite foi de ensaio da celebração, das 8 às 11h00.

7 de Outubro de 2005 - Em Laleia, começou o programa da festa da Padroeira, as quais, neste ano, por coincidir com a elevação a Paróquia, mobilizarão toda aA Igreja de Laleia poucos dias depois de ter sido pintada Quase-Paróquia. Às 16h00, com uma hora de atraso, começou a Eucaristia de “Despedida” com uma presença bastante grande de cristãos vindos de Manatuto, a Paróquia mãe. Presidiu o Pároco de Manatuto, Pe.Hermenegildo de Deus, e concelebraram o Pe. Leo e o Vigário Paroquial de Manatuto, para além do frei Manuel Rito e do frei Fernando.

Seguiu-se a procissão habitual da festa da Padroeira, percorrendo os seis bairros, com uma breve paragem em cada um deles para uma saudação à Padroeira que um grupo de crianças ou jovens do bairro haviam preparado. Uma procissão com muita gente e algum barulho, sobretudo quando se fez noite. Pelas 8h00 da noite, ao fim de três horas, a imagem era colocada no trono junto do altar campal do lugar preparado para a celebração do dia seguinte.

Seguiu-se o jantar, na tenda junto do salão, para os muitos cristãos de Manatuto e de Laleia. Não faltaram os discursos dos oradores tradicionais das duas comunidades e a troca de presentes.

Pela noite dentro, os cristãos de Laleia, organizados em turnos, garantiram a veneração da imagem até às 6h00 da madrugada do dia seguinte.

8 de Outubro de 2005 - Este dia ficará eternamente na lembrança e na história de Laleia, pois conseguiram finalmente realizar um sonho que leva muitos anos: a erecção canónica da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Laleia.

Às 9h00, chegava o Dom Basílio do Nascimento, Bispo de Baucau. Na estrada principal foi recebido pelas autoridades tradicionais, ao som dos batuques e cornetas da Guarda Tradicional. No Centro Comunitário, os convidados tomaram o café e descansaram, esperando ordens para a prossecução do programa da Celebração Eucarística. Antes da paramentação, procedeu-se à cerimónia da abertura da igreja pelo Pároco de Manatuto, antecedida por um discurso duma autoridade tradicional. Depois iniciou-se a celebração campal, no espaço litúrgico muito bem preparado pelos cristãos. No fim da homilia, o discurso de outra autoridade tradicional abriu o cerimonial da erecção canónica da nova Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, que constou da leitura da Bula de Erecção, da exoneração do frei Fernando como Pastor próprio de Laleia e da sua nomeação de PUm brinde à nova paróquiaároco, da recitação do Credo pelo novo Pároco, da entrega da Casula e da leitura e assinatura da acta de tomada de posse.

Depois da celebração, sob a orientação do frei José Luís, o Dom Basílio procedeu à bênção da “árvore da comunidade”, plantada nesse mesmo momento nas imediações da igreja. O programa da tarde continuou na tenda em frente ao Salão Campal, servindo o almoço à multidão de pessoas presentes. Algumas poesias, canções e teatros e outras apresentações animaram os convivas.

A meio da tarde, a Guarda de Honra Tradicional, os Liurais e Chefes de Suco e alguns cristãos repuseram a imagem da Padroeira e Rainha de Laleia no seu trono, no altar principal. A noite foi animada com dança, até altas horas da madrugada. 

9 de Outubro de 2005 - Na manhã deste dia, o frei Manuel Rito, o frei José Luís, o frei Clemente e os aspirantes deslocaram-se a Vemasse, a fim de participarem na celebração dos 50 anos da fundação das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres, O programa começou com a Eucaristia, às 10h30, na igreja de Vemasse, presidida pelo Dom Basílio, Bispo de Baucau. Seguiu-se depois o almoço de confraternização, nas instalações das Irmãs. O frei Fernando também participou, mas só ao fim da manhã, depois das celebrações em Kairui e Samalai.

À noite juntou-se nas imediações da igreja de Laleia um número razoável de cristãos, que vinha ver as fotografias da festa e sua preparação. Mas, devido a problemas técnicos, o frei José Luís não conseguiu finalizar o trabalho prometido. As pessoas que acorreram acabaram por ver, com agrado, um filme cómico que o frei Clemente desenterrou dos seus arquivos.

12 de Outubro de 2005 - Na manhã deste dia, os irmãos professos foram até à praia de Laleia para dar início aos trabalhos do primeiro Capítulo Local do ano pastoral 2005/2006.

Entre as muitas decisões tomadas, referidas em Acta própria, uma delas tem a ver com a reorganização das tarefas da fraternidade. Assim, a crónica da vida e missão desta fraternidade passará para as mãos do novo Guardião, frei Manuel Rito.

Abro apenas mais um (último) parágrafo para pedir desculpa por alguma negligência, esquecimento ou imparcialidade no tratamento dos acontecimentos e da vida dos dois primeiros anos desta fraternidade de Laleia, que, fiel ao serviço que a fraternidade me confiou, tentei arquivar na “gaveta” da história.

Frei Fernando Alberto

 

 
Página Principal | Capuchinhos em Portugal | Contactos | Ficha Técnica | Sugestões

© 2005 Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Portugal)